Allstars on Facebook

Jogo

Divisão Allstars, 2022-05-19 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

ATP United vs FC Grimo

Grimo arranca temporada em grande!

Em jogo a contar para 2ª jornada da Divisão Allstars, o Grimo iniciou a época 22 (os canarinhos deixaram o jogo da 1ª jornada em atraso) com deslocação à casa do ATP United. Os visitantes rubricaram uma exibição muito positiva e, contando com o contributo de Bonneville - 2 golos e 2 assistências, conseguiram uma vitória importante sobre um adversário histórico.

Depois de uma época com sabor agridoce para o Grimo – o desempenho no campeonato deixou a desejar, mas conseguiu levantar o troféu da Champions - os pupilos de José Mendes pretendiam entrar com o pé direito na nova edição. Se, por um lado, o plantel sofreu algumas remodelações; por outro, o adversário era já bem conhecido: o ATP United. Num duelo que já é histórico no Universo Allstars, quem arrancou melhor foi a turma visitante: Falcão trabalhou bem pela direita, evitou um defesa e rematou à figura para encaixe de Diogo Guerreiro. Não conseguindo inaugurar o marcador pelo sub-capitão Falcão, os detentores da Champions fizeram-no pelo (ainda) capitão e suspeito do costume: Pedro Bonneville. Foi assinalado livre em zona lateral pela esquerda e tudo fazia acreditar que António Calça e Pina iria assumir a marcação; porém, em jogada combinada, Pina simulou e foi mesmo Bonne a bater forte de pé esquerdo; o esférico sobrevoou a barreira e entrou “onde a coruja dorme” pelo canto superior direito da baliza! QUE GOLAÇO! 0-1! Porém, a resposta dos tenistas não poderia ter sido melhor. No minuto imediatamente a seguir ao golo inaugural, chegaram ao empate: Pepa foi lançado pela esquerda e, já em queda, conseguiu tirar um cruzamento perfeito para o segundo poste; em tackle deslizante, Tomás Mendes conseguiu esticar-se e finalizar com sucesso! 1-1! Alguns minutos mais tarde, a reviravolta esteve perto para a equipa da casa: Diogo Morgado recebeu de um ressalto e, com a redondinha a saltar, disparou um míssil na direção da baliza; valeu, Joaquim Matos (estrangeiro) a voar em estilo para evitar o segundo. Na resposta, contudo, o Grimo fez mesmo contar: novamente Bonne na jogada a servir Falcão que, em movimento vertical, surgiu frente a frente com Guerreiro para, com categoria, desviar para o fundo das redes! 1-2! O intervalo chegaria pouco a seguir sem mais lances de relevo, com exceção de uma tentativa ousada de Pina que, com um chapéu de longe, ficou perto de aproveitar o adiantamento de Guerreiro… porém, o esférico passou por cima da barra.

No segundo tempo, quem arrancou melhor foi o ATP. Em lance de insistência, saiu cruzamento para a esquerda onde Peu apareceu a coloca na direção do segundo poste; Morgado bem se esticou e conseguiu desviar… mas passou a centímetros do poste! Que perigo! Com os tenistas a crescer na partida e a subir no campo, o Grimo aproveitou para, no contragolpe, faturar: recuperação em zona baixa de Kanté a dar prontamente para Bonne; o médio viu a desmarcação de Xavi e assistiu para que este, na frente do keeper desviasse com o melhor pé para balançar as redes! 1-3! Logo a seguir, a mesma receita para a mesma sobremesa: recuperação de Kanté e progressão rápida do box-to-box; temporizou e deixou em Bonne; o passe pareceu sair curto para que este arrancasse na direção da baliza, mas o capitão não teve problemas em atirar de muito longe para fazer a bola entrar junto ao poste esquerdo da baliza de Guerreiro! 1-4! Com vantagem confortável, cabia aos visitantes controlar as intenções dos amarelos e acalmar o ritmo da partida. Assim foi mas, num descuido, houve penalty a ser assinalado por falta sobre João Faria de Carvalho; como de costume, assumiu Manuel André e converteu de forma exemplar! 2-4! Mesmo a fechar o jogo, ficamos perto de novo golo de belo efeito: Duarte Galvão Correia foi lançado em excesso de velocidade por Kanté e, com a saída do guardião, picou por cima com muita classe… mas a redondinha esbarrou na trave! Momento azarado mas de excelente recorte técnico por parte do extremo!

Sem tempo para mais, o Grimo saiu justamente vencedor e o prémio para melhor em campo foi naturalmente para Bonneville. Mesmo vivendo fora do país, o capitão faz toda a diferença sempre que retorna aos relvados do Allstars. Já o ATP soma a segunda derrota e quererá dar a volta ao arranque menos bem conseguido já no dia 24 frente ao Heinakeres.

por Tiago Sequeira