Allstars on Facebook

Jogo

Divisão Allstars, 2022-05-11 às 21:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 3

100000

MVP: José Pinto

Futah Beach Towels vs Iraque Unita

Iraque exemplar vence campeão em título!

Na primeira jornada da edição 22 da Divisão Allstars, o Iraque Unita tinha missão espinhosa com deslocação à campeã Futah Beach Towels. Para os analistas, este poderia ser considerado o jogo mais complicado do ano para os comandados de Brito. Porém, num verdadeiro banho tático, o Iraque maximizou os seus pontos fortes e expôs as fraquezas dos tunisinos, conseguindo uma vitória incontestável!

O Inatel era palco de jogo grande com a Futah a receber o Iraque Unita. Depois de um final de época simplesmente brilhante, os comandados de Francisco Brito procuravam entrar com o pé direito na nova edição e fugir ao sufoco a que estiveram sujeitos a certo ponto na temporada transata. Do outro lado, a Futah queria dar sequência a uma caminhada invicta para o campeonato que foi conseguida na edição 21-22, confirmando desde logo o seu natural favoritismo. Com tudo a postos, rolava a bola no Estádio 1º de Maio!

Foi preciso aguardar bastante até ao primeiro lance digno de registo uma vez que as intenções das duas turmas encaixavam na perfeição: a Futah naturalmente mais mandona a querer reter a posse e procurando pacientemente o espaço na defesa adversária; e o Iraque muito organizado e na expetativa do contragolpe venenoso que pudesse valer um golo. Deste panorama, dificilmente as equipas cederiam perigo, pelo que foi de bola parada que apareceu o primeiro aviso: canto cobrado por José Pinto com Wallis nas alturas a cabecear por cima da trave! Na resposta, Edson Abreu conseguiu uma incursão pela direita mas, dentro da área, foi derrubado em falta; com grande penalidade assinalada, Gonçalo Fogaça assumiu a responsabilidade, não tremeu, e atirou rasteiro para o primeiro da noite! 1-0! Contudo, a turma do Iraque não desanimou e prosseguiu na procura pela sua oportunidade. Foi assim que, num contra-ataque levado a cabo por Daniel Gregg – que recuperou ainda em zona defensiva – o empate surgiu: o médio galgou vários metros e temporizou para deixar à direita em Wallis; este viu João Neto adiantado e, com muita classe, picou por cima do keeper para um belíssimo golo! 1-1! O intervalo não tardaria em chegar e o empate traduzia o duelo dentro das quatro linhas.

Contudo, no segundo tempo, o Iraque voltou bem melhor e rapidamente conseguiu a reviravolta: canto cobrado com régua e esquadro por José Pinto na direção do segundo poste onde, com um cabeceamento fulminante, Tiago Mealha fez balançar as redes! 1-2 e golaço do lateral esquerdo! A Futah mostrava dificuldades em reagir à desvantagem e os visitantes confirmavam ainda mais a surpresa no Inatel: na sequência de uma falta no meio-campo, José Pinto mostrou visão de jogo absolutamente sensacional para picar nas costas da defesa e isolar Mealha que, no frente a frente com Neto, fez um brilhante chapéu! 1-3! Mais um golo para os pupilos de Brito e novamente com nota artística! Com o marcador ainda mais desfavorável, os tunisinos finalmente reentraram na partida com cerca de 15 minutos para o final do jogo, mas o Iraque já estava muito organizado e com uma muralha impenetrável bem montada. Na única exceção em que realmente houve espaço, Bernardo Serpa Gonçalves armou um remate fortíssimo que levava selo de golo! Valeu Carlos Gomes com estirada de grande nível a manter o placard intacto! Sem mais espaços concedidos, a formação de branco conseguiu gerir bem o ritmo da partida e vergou mesmo o campeão em título.

Final da partida e vitória tão festejada quanto merecida para o Iraque Unita que entra assim da melhor maneira na nova temporada.

por Tiago Sequeira