Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-01-16 às 20:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

0 - 1

012110

MVP: António Lamy

FC Famaligato vs Fassuogolo

Fassuogolo surpreende e vence Famaligato

Num jogo completamente desfigurado depois de uma sequência de expulsões que quase estragaram o espetáculo, os italianos conseguiram vencer os famalicenses, com o golo da vitória a aparecer muito perto do final.

Depois da derrota na primeira jornada frente ao Beercelona, o Fassuogolo sabia que tinha de bater o Famaligato – teoricamente favorito – para manter viva a esperança na Taça. Já os visitados vinham de uma vitória frente ao Magos da Bola, e estavam em posição de garantir o apuramento. Porém, as odds de nada servem quando começa a rolar a bola, e o Fassuogolo foi a equipa que construiu mais chances de golo claras, ainda que o Famaligato tenha passado mais tempo em posse e ataque organizado. O primeiro aviso veio por Moreira: o atacante foi lançado na esquerda e enquadrou-se com a baliza de Pignatelli; rematou de pé direito, mas Paredes apareceu na hora H para um corte fantástico! Depois, numa espetacular combinação pela direita, Santinho foi lançado em profundidade e centrou rasteiro para Almeida; porém, o remate saiu ao lado! O Fassuogolo estava numa boa fase e voltou a ameaçar por Almeida que, depois de tirar um defesa da frente, atirou de pé esquerdo por cima da baliza. Antes do intervalo, Lamy teve o golo nos pés mas, com a bola a saltitar, não conseguiu bater Pignatelli no 1x1. O intervalo chegava com suficientes sustos para o Famaligato. A equipa da Liga B controlava a posse, mas apresentava dificuldades em ameaçar a baliza adversária.

No segundo tempo, o Famaligato acertou a estrutura defensiva e permitiu menos perigo ao Fassuogolo. Bonneville era o mais inconformado e, em dupla com António Veiga, ia tentando o golo com remates de longa distância. Com poucos minutos jogados da segunda parte, os italianos protestaram veemente um golo que lhes foi anulado por fora de jogo: Moreira centrou da esquerda para excelente gesto técnico de Almeida que bateu Pignatelli com a bola a entrar junto ao ângulo superior direito; contudo, o juíz Francisco Goulão entendeu que o médio estava adiantado. O Fassuogolo tentava aumentar o caudal ofensivo mas, num lance de ataque dos visitantes, um excelente corte de Paredes produziu contra-ataque dos famalicenses; o esférico ficou em Bonneville à entrada da área que serviu Serpa Pinto; o ponta, porém, foi derrubado na área, sendo assinalado penalty! Foi o próprio Serpa Pinto a assumir a responsabilidade, mas sem sucesso! Godinho (estrangeiro) brilhou e conseguiu defender com os pés, mantendo o nulo. O jogo estava disputado e equilibrado, mas tudo ficou mais feio depois do lance capital na partida: desentendimento entre vários atletas e expulsões de Bonneville e Madeira (para o Famaligato), e Gama (para o Fassuogolo). Com menos intervenientes em campo, o jogo ficou extremamente partido, e os italianos chegaram ao golo depois de Bule desperdiçar uma excelente ocasião de golo. No contra golpe, Lamy conduziu para dentro da área famalicense, contornou Pignatelli e atirou para a baliza deserta, fazendo o 0-1! Erupção de festejos no banco dos visitantes, e tudo mais difícil para os da casa. A situação complicou ainda mais para o Famaligato depois da expulsão de Correia, e os italianos conseguiram segurar a vantagem mínima até ao apito final.

Com este resultado, o grupo Q deverá ficar decidido apenas na última jornada, com tudo em aberto para todas as equipas.

por Tiago Sequeira