Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2022-01-23 às 19:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

4 - 0

100000

MVP: João Canadas

Ex on the Pitch vs San-Soutien

Ex vingam-se e batem San-Soutien por 4-0

Na reedição de um duelo que durou até à última jornada da edição passada da C1 e que acabou por coroar os franceses como campeões, os Ex mostraram todo o seu poderio e golearam por 4 bolas sem resposta. O jogo estava dividido até ao intervalo, mas um hat-trick de Canadas no segundo tempo resolveu a partida a favor dos da casa.

Jogo grande na jornada 7 da Liga B1 com um encontro entre duas equipas que já se conhecem bem. Depois de, na época passada, a turma de Veiga da Cunha ter conseguido uma vitória e um empate contra os comandados de Varanda Mendonça, Ex on the Pitch e San-Soutien subiam ao relvado para novo embate com a liderança do campeonato em disputa. Desde cedo, os homens da casa mostraram que pretendiam controlar a posse e impedir os visitantes de sair a jogar. Com pressão alta constante, Sampaio foi o primeiro a ameaçar: remate forte do médio para encaixe atento de Gonçalo Falcão. O San-Soutien procurava ameaçar no contra golpe e até esteve perto de marcar, por duas ocasiões, através de boas incursões pela direita de Manel Almeida; Cristóvão, contudo, mostrava-se seguro entre os postes. Pelos 15 minutos, o Ex on the Pitch inaugurou o marcador: passe sensacional de Sampaio a virar o jogo para Manel Oliveira (estrangeiro); este recebeu, temporizou e picou a bola para o interior da área; Sampaio apareceu num belo movimento em profundidade e cabeceou, antecipando-se a Falcão, para o fundo das redes! 1-0 num lance de futebol espetáculo! Até ao intervalo, os Ex mantiveram o ascendente, mas sem criar muitos lances de perigo iminente.

No segundo tempo, numa rara distração defensiva dos franceses, Canadas recuperou em zona proibida e, no 1vs1 com Falcão, optou pelo chapéu… contudo, o ângulo já não era o melhor e perdeu-se uma excelente ocasião de golo. A pressão dos homens da casa era asfixiante e ia originando muitos lances de perigo neste início da segunda parte: primeiro foi João Santos Alves a recuperar e percorrer alguns metros no corredor direito até rematar para defesa com os pés do keeper; depois foi Zé Santos Alves a não conseguir a recarga vitoriosa na sequência de primeiro remate de Sampaio; e, por fim, de novo o melhor marcador do campeonato a visar a baliza depois de servido por Manel… mas a ver o seu remate passar pertíssimo do poste esquerdo. Os Ex dominavam mas não dilatavam, e por pouco não se arrependeram do desperdício: os franceses conseguiram criar duas boas ocasiões e quase chegaram ao empate. Um fantástico passe de Manel Almeida para Vasco Neves (estrangeiro) deixou o médio com espaço para armar uma verdadeira bomba que só não foi para o fundo das redes porque Cristóvão mostrou reflexos. A seguir, Tomás Costa fugiu na profundidade à direita e centrou atrasado para Veiga da Cunha, mas um corte na hora H impediu o desvio do atacante. Depois dos sustos, os Ex arregaçaram as mangas e foram à procura dos golos da tranquilidade. A tarefa ficaria à responsabilidade de Canadas que, com muita classe, efetuou um hat-trick que permitiu alargar a vantagem para 4. No primeiro dos seus três golos, o médio foi assistido por Romão e ficou isolado em zona central; esperou pela queda do keeper e atirou rasteiro para o fundo das redes. 2-0! No segundo, foi o próprio Canadas a recuperar no meio e a fazer uso do seu pé esquerdo para rematar cruzado para o 3-0! Por fim, num lance de persistência, Canadas conseguiu ganhar uma dividida com Gonçalo Falcão e atirar para a baliza deserta, consumando o 4-0 final!

Contas feitas, o San-Soutien perde pela segunda vez no campeonato e vê o Ex on the Pitch fugir na tabela classificativa. A turma de Varanda Mendonça ocupa agora o primeiro posto de forma isolada, e confirma o grande momento de forma que vive.

por Tiago Sequeira