Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2021-09-02 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

AZ Alto-Mar vs Flamingos FC

Flamingos FC alcançam 1/16 de final

No frente-a-frente entre duas equipas da Liga B, a equipa dos Flamingos, em inferioridade numérica, conseguiu bater o AZ Alto-Mar, garantindo assim o acesso à proxima fase.

Jogo de extrema importância no São Miguel, a colocar à prova duas equipas que não conseguiram o apuramento direto para os 16-avos-de-final da Taça.

A partida começou com um ritmo de jogo baixo, com ambas as equipas a abordar uma postura mais cautelosa e a não querer correr muitos riscos. Ainda assim, equipa do AZ entrou ligeiramente mais pressionante no encontro, mas foi mesmo a equipa dos Flamingos a ter o primeiro lance de perigo, Arménio Cavaco do lado direito da defesa vira o jogo para Pedro Pedrosa “Piki”, que recebe junto à linha, consegue passar pelo defesa e na cara do guarda-redes remata por cima.

A resposta dos holandeses não tardou em chegar, lançamento de Pedro Machado a encontrar Miguel Oliveira que sem oposição remata contra as mãos de Francisco Rocha, defesa segura do keeper dos Flamingos que na primeira ocasião em que é chamado a intervir mostrou segurança.

No lance seguinte, através de uma jogada muito bem construída entre James da Lança e Pedro Teotónio Pereira, o AZ ia chegando ao golo. Primeiro, após uma combinação entre os dois jogadores, com James da Lança a fazer um remate de longa distância e depois através de João Vidigal que aproveitou a defesa incompleta de Francisco para tentar a sua sorte, contudo o remate acabou por sair ao lado.

Um dos lances mais perigosos da primeira foi protagonizado pela equipa dos Flamingos, Pedro Pedrosa “Piki” aposta na jogada individual, toca para Afonso Mesquita que de primeira passa para Pedro Franco (estrangeiro), e este à entrada da área consegue ganhar espaço no meio da defesa do AZ e quando se prepara para fazer o remate aparece Miguel Oliveira para fazer um corte in extremis e a não permitir que a bola entrasse, excelente momento de futebol por parte das duas equipas!

A aproveitar o bom momento na partida, a equipa de Miguel Damásio, conseguiu mesmo adiantar-se no marcador. Novamente, Arménio a assumir a construção de jogo, faz a bola chegar a Mesquita que, num movimento à ponta de lança, roda sobre o central e remata para o fundo das rede. Grande golo do avançado, a mostrar toda a sua técnica!

Ainda antes do intervalo, houve tempo para uma expulsão, Pedro Franco (estrangeiro) foi para o balneário mais cedo, e os Flamingos ficaram reduzidos a 7 jogadores.

 

A segunda parte começou com a equipa de João Vidigal a querer aproveitar a vantagem de estar em superioridade numérica e estiveram perto de chegar ao golo por duas ocasiões. Primeiro por Miguel Oliveira, este descobre James da Lança que tenta surpreender com mais um remate de longe, mas Francisco Rocha, estava atento e levou a melhor. O segundo momento surge por Pedro Machado, este a receber a bola do lado esquerdo faz um excelente cruzamento para Tomás de Carvalho Fonseca que não consegue desviar a bola para a baliza. Holandeses a entrarem forte na partida e a quererem mostrar que querem a vitória.

E quando tudo indicava que a equipa do AZ iria conseguir chegar ao empate, eis que Miguel Pinto tira um coelho da cartola. Primeiro recupera a bola, e de seguida vê que David (estrangeiro) estava adiantado e praticamente do meio-campo faz um chapéu ao guarda-redes! Que golaço do médio que com este golo, conseguiu oferecer mais tranquilidade à sua equipa!

A equipa holandesa não mandou a toalha ao chão e continuou à procura do golo, no entanto, os vários remates acabavam sempre por esbarrar na defesa dos Flamingos, que parecia uma autêntica muralha. Um dos remates partiu do inconformado Miguel Oliveira que fora de área disparou um míssil contra a baliza de Francisco, mas com a bola a bater na barra e a negar o golo ao médio.

Já nos minutos finais, o AZ alcançou o golo que já procurava há muito! Numa excelente jogada coletiva, João Pinto faz uma diagonal para Miguel Oliveira e este cruza ao segundo poste, onde aparece Tomás de Carvalho Fonseca a encostar para o golo, que jogada por parte da equipa holandesa!

Este golo galvanizou a equipa de João Vidigal que ainda tentou o empate, Tomás de Carvalho Fonseca procurou assistir o companheiro Pedro Teotónio Pereira que prontamente chutou à baliza, mas Miguel Pinto estava no sítio certo à hora certa e consegue fazer o corte.

A equipa holandesa tudo fez para chegar ao empate, mas não conseguiram desmontar a defesa dos Flamingos que mostraram ser uma equipa muito coesa mesmo a jogar com menos um jogador durante a segunda parte.

por Diogo Branco