Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2021-07-06 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

FC Grimo vs Ah Mas

Grimo garante passaporte para o “mata-mata”

Obrigado a vencer para assegurar a passagem, o Grimo confirmou o favoritismo e bateu os argentinos do Ah Mas, que apesar de terem dado luta fica agora com a tarefa complicada para seguirem em frente na prova rainha.

Quanto à partida, até foi a turma argentina a entrar melhor, criando uma grande situação logo a abrir. Serrano encontrou a desmarcação de Serra com um grande passe entre a defensiva canarinha, mas João Bonnevile com uma enorme intervenção negou o primeiro da noite ao avançado. Pouco depois novamente Serrano a ser o condutor do perigo argentino, desta vez com um disparo de meia-distância com a sua canhota, que saiu forte e rasteiro mas a centímetros do poste.  
Após o bom início do adversário o Grimo começou a impor o seu futebol de combinações rápidas e foi também com naturalidade que começaram a surgir as ocasiões. A primeira, depois de uma excelente triangulação entre Pereira, António Ribeiro (estrangeiro) e Bernardo Falcão, deixou o último isolado pela esquerda mas este tentou a finalização a picar o esférico e permitiu a defesa a Xara. Depois foi Cristóvão, hoje a abandonar a defesa das redes e a ter a tarefa contrária, aparecendo completamente isolado com uma grande ocasião para fazer o gosto ao pé mas a atirar ligeiramente ao lado do alvo. No entanto o guarda-redes adaptado a ponta de lança iria redimir-se logo de seguida, ganhando a bola na luta na área contrária e servindo o golo de bandeja a Duarte Correia da Silva que deu o melhor seguimento e desviou para o golo inaugural.
De bola parada o Grimo dobrava a vantagem, com Fraga num livre direto descaído para a direita a cobrar de forma exímia, fazendo o esférico contornar a barreira por fora e entrar ao canto a baliza à guarda de Xara.
Tiago Franco ainda ficou perto de reduzir com um remate forte de meia-distancia, mas antes do intervalo seria mesmo a formação canarinha a colocar mais um prego nas ambições argentinas. Numa jogada construída desde trás em futebol apoiado, Zé Bonneville (estrangeiro) descobriu Fraga com um excelente passe entre linhas, com este a orientar-se de imediato no sentido da baliza e a isolar Pereira, que perante Xara tirou o guardião do caminho antes de encostar para o fundo das redes. Grande momento de futebol do Grimo à saída para o descanso!

Já na segunda parte Pina teve nos pés a primeira grande ocasião para faturar, mas isolado perante Xara fez o que não é habitual e permitiu a defesa ao guardião. Maior acerto demonstrou Barroso na metade oposta do campo, aparecendo isolado pela esquerda apos passe de Serrano e, com muita frieza, a atirar colocado ao poste mais distante para o 3x1.
Minutos depois o São Miguel quase assistia a certamente um dos golos da época, numa jogada sensacional de Duarte Correia, que já dentro da área pela direita deixou um oponente no relvado e entortou outro com “uma vírgula” antes de ver Xara negar-lhe um golo absolutamente genial. O Grimo não ia acusando o golo sofrido e mantinha-se sempre perigoso no ataque, com Pina num livre lateral a bater uma bola traiçoeira e a acertar em cheio no poste!
No entanto nos últimos minutos o Ah Mas teve que subir linhas e intensificar a pressão na busca do golo, conseguindo mesmo criar boas situações para marcar. Na melhor, Tiago apareceu em excelente posição na área canarinha e disparou muito forte para uma enorme defesa de João Bonneville, que nestes minutos se agigantou e foi travando tudo o que lhe aparecia pela frente, mantendo assim a vantagem inalterada até ao apito final.

por Gonçalo Custódio