Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2020-10-21 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 2

Banco Invest Team vs Beercelona

Banco Invest vence jogo de loucos e segue rumo aos oitavos!

Num encontro carregado de golos e emoção, o Banco Invest acabou por levar a melhor sobre o Beercelona num resultado pela margem mínima e carimbou o passaporte para os 1/8 final da taça, superando desde já a sua melhor participação da história na prova rainha.

O início da partida no São Miguel trouxe uma equipa do Banco Invest com algum ascendente sobre o adversário, fazendo jus ao seu estatuto teórico de favorito e assumindo mais a iniciativa do jogo nos primeiros minutos. Já com algumas aproximações à baliza contrária, o primeiro golo dos banqueiros chegou ainda dentro dos 10 minutos iniciais, num lance no qual Lacerda aproveitou a enorme cerimónia da defensiva catalã em afastar a bola para rematar cruzado da quina da área e abrir as hostilidades com um golo de belo efeito!
O golo despertou a equipa do Beercelona que, ao invés de se deixar abalar, partiu para o ataque em busca da igualdade. O primeiro aviso foi dado por Gonçalo Castela, depois de uma jogada rápida conduzida por Bernardo Antunes, mas seria este segundo a colocar tudo na estaca zero logo de seguida, após arranjar espaço na área e disparar de canhota para o fundo das redes!
Seguiram-se largos minutos muito divididos a meio-campo, com as equipas nesta fase a jogarem com muita agressividade, no bom sentido, e a não deixarem o adversário construir. O perigo voltou a rondar as balizas com recurso à bola parada, com Bernardo Antunes a executar um cruzamento/remate num livre lateral da direita e a ficar a centímetros do que seria um golaço. Do outro lado, a resposta chegou por intermédio de Zé Alves Ribeiro, que fugiu pela esquerda em profundidade mas não conseguiu contornar a mancha do guarda-redes Martim (estrangeiro).
O placard só voltaria a mexer na reta final da primeira metade, numa jogada do Banco Invest construída com princípio, meio e fim. Duarte Barreto descongestionou o jogo da esquerda para a direita para João Vassalo, este abriu no corredor em Lacerda e o extremo tabelou com Tiago Vilas-Boas para entrar isolado na área e bater Martim pela segunda vez na partida. O Banco Invest chegava assim ao golo na melhor altura possível, saindo para o descanso em vantagem e com a palestra facilitada para o segundo tempo.

No entanto as tropas catalãs voltaram moralizadas após o intervalo e logo a abrir a etapa complementar chegaram novamente ao empate, numa jogada de enorme garra de Martim Veiga, que ganhou por duas vezes os duelos com os diferentes opositores no meio-campo e serviu Castela em zona frontal. O médio, por sua vez, enquadrou-se com a baliza e disferiu o pontapé de meia-distância com destino ao fundo das redes à guarda de Frederico Peten! O Beercelona galvanizou-se e instantes depois dispôs de uma enorme oportunidade para se colocar pela primeira vez na frente do marcador, mas Bernardo Antunes, isolado perante o guarda-redes, hesitou no momento da finalização e viu Barreto fazer um corte “in extremis” que lhe impediu de tentar o bis no encontro.
O Banco Invest não tardou a responder, na sequência de um canto no qual o esférico pingou para a entrada da área. Lacerda enganou toda a gente com uma primeira simulação de remate e disferiu um pontapé forte que passou a centímetros do poste depois de desviar num defensor. Contudo, depois da ameaça, os comandados de José Macedo e Cunha conseguiram mesmo voltar a fugir no marcador, fruto de um remate cruzado de Tota da direita, num golo muito contestado pelo Beercelona por eventual posição irregular do médio.
O conjunto espanhol reagiu por intermédio de Filipe Paiva, mas foram os banqueiros a marcar novamente e pela primeira vez no encontro a ganharem uma margem mais confortável. A defensiva catalã voltou a pecar no momento de afastar o perigo da sua área e Totti acabou por surgir nas costas da defensiva contrária, recebendo com classe na ponta da bota e picando com o pé esquerdo para o 4x2!
Ainda assim o Beercelona não deitava a toalha ao chão e Bernardo Antunes, na sequência de um pontapé de canto, aproveitou a sobra para agora sim bisar na partida e devolver a esperança à sua equipa.
O encontro manteve-se impróprio para cardíacos e com incerteza no resultado até ao final, de tal forma que nos últimos instantes ainda se assistiu a um golo para cada lado. Primeiro Totti assinou o momento da noite, com um fantástico pontapé em arco que só parou no ângulo da baliza à guarda de Martim e, logo depois, foi a vez de Bernardo completar o hat-trick e estabelecer o resultado final em 5x4.

por Gonçalo Custódio