Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2020-02-05 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 6

200100

MVP: Francisco Gil

Iraque Unita vs Heinakeres

Heinakeres bombardeiam Iraque

Os Heinakeres provocaram uma das maiores supressas da primeira ronda da taça ao golearem um Iraque Unita que milita num escalão superior. O conjunto verde foi superior durante grande parte da partida e aproveitou o descontrolo emocional do adversário nos instantes finais para colocar o resultado em números bastante expressivos.

À entrada das equipas para o relvado, a ausência do capitão Brito poderia fazer antever alguma falta da habitual organização Iraquiana para este encontro frente aos jovens Heinakeres. Ainda assim o Iraque Unita fez-se valer do seu teórico estatuto de favorito e assumiu a iniciativa da partida nos primeiros minutos. Leonardo Rua, descoberto por Gregg com espaço à entrada da área, deu o primeiro sinal de perigo da turma a equipar de branco esta noite com um remate rasteiro, forte e colocado, que no entanto foi travado por uma excelente intervenção de Salema (estrangeiro).
Contudo, do outro lado, os Heinakeres colocavam enorme intensidade e raça em campo, pelo que iam conseguindo colocar problemas ao adversário e aos poucos equilibrando as operações. Seriam mesmo os cervejeiros a adiantar-se no marcador, num lance de enorme insistência no qual a defensiva do Iraque nunca foi capaz de afastar o perigo, com Vasco Neves a surgir no pontapé de ressaca à entrada da área e a colocar a bola no fundo das redes à guarda de Vítor Nunes.
Na resposta os iraquianos ameaçaram o empate através de um livre indireto no interior da área adversária, mas o remate de Kapa saiu ligeiramente ao lado do alvo. Logo depois grande passe longo de Fayad a desmarcar Paulo, que controlou o esférico na área e rematou à meia volta, a rasar o poste da baliza de Salema. Seria este o último lance do primeiro tempo, com ambas as equipas a terem agora a oportunidade de rever estratégias para a etapa complementar.

A abrir a segunda parte os Heinakeres deram o mote para o que viria a ocorrer nos restantes 25 minutos, com Justino num livre fortíssimo do meio da rua a obrigar Vítor a uma excelente intervenção, deixando assim a primeira ameaça.
O Iraque ainda rondou a baliza adversária com muito perigo num lançamento lateral colocado na área, mas seria mesmo o jovem conjunto a dobrar a vantagem. Sassá (estrangeiro) aproveitou o espaço entre o meio-campo e a linha defensiva dos brancos para surgir com espaço em zona frontal à baliza e, depois de tirar um adversário do caminho, rematou muito colocado para o 0x2.
O Iraque tinha que rapidamente reentrar na discussão da partida e voltou a ser Leonardo Rua a dar o exemplo em novo pontapé de meia-distância no qual quase fazia um golaço, mas o esférico saiu um tudo ou nada ao lado do ângulo superior. O tempo começava a escassear e foi já dentro dos últimos 10 minutos que a turma iraquiana conseguiu reduzir a diferença no marcador. O golo foi da autoria de Ferrão, que foi mais expedito que toda a gente para surgir na recarga a um livre de Celos a fazer a emenda e a dar esperança à sua equipa de pelo menos chegar ao empate. Esperanças essas que no entanto duraram muito pouco já que logo de seguida, num lance algo caricato, Francisco Gil foi pressionar alto quando o adversário tentava sair apoiado desde trás e acabou por ser feliz, com o guarda-redes a tentar um passe que bateu no avançado e levou como destino o fundo das redes.
O Iraque deixou-se levar pelas emoções e começou a jogar mais com o coração do que com a cabeça, acabando por sofrer de imediato o golo que sentenciou completamente a partida. Lance de enorme raça dos jovens Heinakeres, a ganharem por diversas vezes a segunda bola, com Cebo vindo de trás a colocar o esférico por um lado e a ir buscar no outro sobre o último defesa e, isolado, a fazer o golo por entre as pernas do guarda-redes Vítor.
Mesmo com escassos minutos por jogar, Francisco Gil estava determinado em arrecadar mais um prémio de MVP nesta temporada, o qual havia de conseguir com dois golos de rajada… e que golos! Primeiro fez o 1x5 com um golaço do outro mundo, no qual viu o adiantamento do guarda-redes e lhe fez um chapéu perfeito do meio-campo, depois estabeleceu o resultado final e completou o hat-trick na cobrança também ela exímia de um livre direto! Momentos de pura genialidade do avançado dos Heinakeres a darem corpo a uma estrondosa goleada perante o Iraque Unita, que valeu uns primeiros 3 pontos importantíssimos na taça.

por Gonçalo Custódio