Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2019-11-28 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 3

2 - 2

000000

MVP: Ricardo Inácio

Dynamo Kybebe vs Zona O by Besushi

Dynamo conquista primeiro ponto, Zona O atrasa-se para o comboio da manutenção

Em jogo a contar para a 15ª jornada da Liga B1, Dynamo Kybebe e Zona O não foram além de um empate a duas bolas. Se para o Dynamo a igualdade representou o primeiro ponto da temporada, o conjunto de Oeiras desperdiçou a oportunidade de sair da zona de despromoção e restam-lhe agora somente 3 jornadas para recuperar terreno.

Encontravam-se no Estádio 1º de Maio os dois últimos classificados do campeonato para uma partida com importância nas contas da manutenção. De um lado o Dynamo Kybebe, que apesar de já condenado à despromoção procurava o primeiro triunfo no torneio. Do outro a Zona O, que já tinha visto os adversários diretos saírem derrotados nesta jornada e tinha aqui uma oportunidade de ouro perante o lanterna vermelha para subir acima da linha de água.
Estavam lançados os dados para uma partida interessante, que no entanto tardou alguns minutos em trazer emoção junto das balizas. Os primeiros minutos revelaram-se antes de enorme equilíbrio a meio-campo e as tentativas não passaram de remates de meia-distância que não incomodaram em demasia os guardiões. Ricardo Inácio aproveitou um livre direto para dar o primeiro safanão na partida, o camisola 9 dos ucranianos cobrou a falta ligeiramente descaída para a esquerda com um remate forte que levava selo de golo, mas a bola esbarrou no ferro e deixou a baliza de Sebastião a estremecer! Esteve à vista o primeiro! Moralizavam-se os encarnados e logo de seguida foi a vez de Marco (estrangeiro) ameaçar. O médio progrediu pela zona central do terreno e, com um disparo forte, obrigou Sebastião a defesa apertada junto à trave.
O Dynamo estava claramente mais perigoso neste primeiro tempo e iria dispor de mais uma boa ocasião para se adiantar no marcador. Tiago Fernandes apareceu isolado pela esquerda e, com a bola a pingar, alvejou a baliza de Sebastião, que no entanto manteve o nulo com uma excelente defesa.
A resposta da Zona O chegou mesmo em cima do intervalo dos pés de Afonso Cabral, que fugiu pela esquerda mas não conseguiu bater o guarda-redes e alterar o resultado ao fim dos primeiros 25 minutos.

O descanso fez bem à turma de Oeiras, que se reorganizou taticamente e definiu novas estratégias para chegar ao golo. Estratégias essas que surtiram efeito, já que a abrir a segunda parte a Zona O chegaria ao golo inaugural. Depois de um bom desenho ofensivo dos azuis, Juan (estrangeiro) surgiu com espaço descaído para o lado esquerdo e adiantou a sua equipa com um remate rasteiro ao poste mais próximo!
Contudo o Dynamo Kybebe não acusou o golo sofrido e não podia ter respondido de melhor forma. Marco serpenteou entre vários adversários na zona central e à entrada da área disferiu um remate rasteiro que deixou Sebastião pregado ao relvado! Estava restabelecido o empate! Os encarnados galvanizaram-se e, logo de seguida, João Santos aproveitou um passe longo para as costas da defesa, matou no peito e disparou muito forte para o fundo das redes, consumando a reviravolta ucraniana!
A Zona O tinha que voltar à carga com urgência e respondeu com enorme perigo. Grande passe de Juan entre os defesas a isolar Francisco Afonso, que no entanto não conseguiu desviar o suficiente do redes para repor a igualdade. O conjunto de Oeiras apertava nesta fase, lance de enorme insistência a culminar com um remate de Branco à entrada da área para uma enorme defesa do guardião junto ao poste!
O Dynamo até conseguiu sacudir um pouco a pressão durante um período mas a Zona O, a quem só a vitória interessava voltou ao assalto à baliza encarnada já dentro dos últimos 10 minutos. Já depois de uma primeira ameaça de Marco Tabosa, que viu Tiago Oliveira negar-lhe o golo em cima da linha, os azuis chegaram finalmente ao empate através de uma bola parada. Livre na quina da área do lado direito, com Afonso Cabral a encher o pé e a barreira encarnada a abrir, permitindo que o esférico passe e entre junto ao poste mais próximo! Estava relançada a esperança da sua equipa para os instantes finais!
No entanto já não houve tempo para a Zona O ir atrás da vitória, mantendo-se em zona de despromoção quando faltam 3 jornadas para o término do campeonato.

por Gonçalo Custódio