Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2020-03-11 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

Iraque Unita vs ATP United

Liderança e invencibilidade intactas!

Duelo de expectativas elevadas no 1º de Maio com ATP a defrontarem Iraque, em jogo crítico para as contas da liga A! Os tenistas acabaram por levar à melhor, precisando de suar muito para derrotar a histórica equipa, mas aumentam agora o fosso para o 3º posto ainda que com o Pornmouth à perna!

Início de jogo com os ATP a liderarem o controlo da posse, tendo pela frente a habitual boa organização defensiva dos Iraque. A primeira jogada de perigo surgiu após Nuno Deus achar à direita Tiago Sampaio, com o defesa a chutar forte para defesa incompleta do guardião, tendo “Pepas” aparecido na hora certa para a emenda, inaugurando o marcador a favor dos tenistas! A seguir, vez de Miguel Deus dar no meio na direção do seu irmão Nuno, que abriu as pernas e deixou a bola chegar a Pepas, com o lateral a poder fazer o segundo, todavia o seu pontapé não levou a direção pretendida! Os Iraque, em transição rápida, responderam à desvantagem, por intermédio de António Fayad, com o centrocampista a disferir um potentíssimo remate à meia distância para excelente defesa de Diogo Guerreiro! Na ressaca de um canto cobrado por Manuel André para o coração da área, a bola sobrou para Diogo Morgado e este tentou remate que saiu fraco, porém, ainda obrigou o guardião, sem visibilidade do lance, a grande estirada para canto! Os comandados de Francisco Brito saiam, mais à frente, em contra-ataque muito rápido levado a cabo por Ricardo Rua, que aguentou a carga de dois oponentes e convidou à entrada de Daniel Gregg, tendo o médio dominado e atirado cruzado com muito perigo! De seguida, Brito cruzou de forma exímia para o segundo poste, e Miguel Ferrão foi quem surgiu para dar resposta só que o seu cabeceamento saiu torto e não ameaçou a baliza de Guerreiro! A primeira parte terminava então com os ATP, para já, na frente do marcador, ficando claro que não seria fácil manter a vantagem.

No começo do segundo tempo, Brito meteu o esférico na área e João Pinto saltou entre os demais para, com uma cabeçada, ser negado pelo guarda-redes, mas “Beja”, com instinto matador, aproveitou a bola solta e tocou para o fundo das redes! Estava restabelecida a igualdade na partida! O 1x1 não viria a durar, e imediatamente a seguir, Miguel Deus efetuou um lançamento lateral para junto da área e, após ressaltar no chão, a redonda caiu aos pés de Morgado no poste mais distante, e o defesa encostou para recolocar os canarinhos em vantagem! Depois, João Pinto penetrou o meio-campo adversário e, desmarcou com grande categoria Fayad, com o volante a rematar colocadíssimo, sem hipóteses de defesa! O jogo estava animado e imprevisível, merecendo total atenção dos poucos que assistiam de fora das 4 linhas. Mais tarde, o guardião lançou Miguel Deus nas costas da defesa e o atacante, isolado, fez o que melhor sabe e, após orientar com dois toques, finalizou com frieza para meter os ATP pela terceira vez na frente! De muito longe, João Pinto tentou responder prontamente, mas o seu pontapé saiu bastante por cima da trave! Após lançamento lateral de Gregg, a redonda chegou até aos pés de Brito e o centrocampista visou a baliza, tendo oposição eficaz de Guerreiro! Já a caminhar para a reta final, os iraquianos davam tudo para sacar pelo menos um ponto deste jogo e remetiam os Iraque ao seu terço. Posto isto a defesa amarela sacudiu uma tentativa de cruzamento para longe, chegando até Manuel, e o médio, aproveitando o papel de “libro” do guarda-redes rematou desde o meio-campo com toda a intenção e fez mesmo o 4x2 sentenciando por completo a partida!

 

Crónica por José Franco Dias

por Henrique Zilhão