Allstars on Facebook

Jogo

Primeira Fase, 2023-04-18 às 22:30 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

Morais Leitão vs Uría Menéndez/P. Carvalho

Resposta tardia da Uría não evita a conquista dos três pontos por parte da Morais Leitão!

A antecipação da jornada 6 trouxe confronto entre a Morais Leitão e a Uría, formações que à entrada para a partida estavam separadas por apenas um ponto. O resultado acabou por sorrir à turma da casa, que ascendeu assim provisoriamente ao primeiro posto.

O primeiro aviso foi deixado de livre direto nos minutos inicias por Francisco Menezes, que rematou forte à baliza, mas Miguel Canto e Castro estava bem colocado e encaixou. Do lado contrário, grande oportunidade para a Morais Leitão dilatar, com José Miguel Rabaça a receber em zona de construção e a fazer um belo passe longo para o lado direito onde se encontrava Bartolomeu Costa Cabral, que recebeu na perfeição e acelerou entre de forma virtuosa entre dois adversários, acabando por rematar à queima-roupa, mas António Barbosa fez uma bela mancha. O golo inaugural acabou mesmo por chegar, com um homem da turma da casa a tentar sacudir o esférico para longe de perigo, mas este não passou dos pés de Luís Assis Teixeira, que ficou com o mesmo e fez um belo remate de pé esquerdo à entrada da área, que só terminou mesmo no fundo das redes! Num lance com bastantes semelhanças, a Morais Leitão conseguiu chegar ao empate: bola limpa de cabeça pela defensiva da Uría e terminou à entrada da área em Eduardo Nunes Pereira, que aproveitou a visibilidade reduzida keeper para fazer também ele o golo com a canhota! A igualdade estava restabelecida e o jogo acalmou durante alguns minutos, mas a emoção estava reservada para pouco antes do apito para intervalo, sendo que foi Bartolomeu Costa Cabral quem conseguiu confirmar a reviravolta! Momento perfeito para se fazer golo!

Demoraram alguns minutos até que a primeira oportunidade de perigo do segundo tempo surgisse, dado o conforto da Morais Leitão a vencer o jogo. A Uría procurou subir as linhas e com isso reduzir ao máximo o espaço dado ao seu adversário. O primeiro aviso surgiu graças à visão de jogo de Francisco Calheiros, que picou para o coração da área, onde surgiu Luís Assis Teixeira a pentear de cabeça, mas ao lado do alvo. O que é certo, é que a Morais Leitão conseguiu dilatar num dos poucos momentos (até então) em que conseguiu sair da pressão, com um contra-ataque a ser iniciado por recuperação de Tiago Gomes Andrade, que soltou à direita em Bartolomeu Costa Cabral e, por conseguinte, este devolveu à esquerda, onde estava Tiago Gomes Andrade pronto para a receção orientada e um remate de pé esquerdo que só parou no fundo das redes! Em resposta, Luís Assis Teixeira foi em busca do bis e fez mais um belo remate de fora da área, mas Miguel Canto e Castro foi ao tapete e cedeu canto com uma excelente defesa! Também António Barbosa brilhou entre os postes por duas ocasiões. A primeira após bola longa em Bartolomeu Costa Cabral, que conduziu e rematou muito forte de pé esquerdo e a resultar em defesa atenta e, em seguida, Tiago Gomes Andrade recebeu à esquerda, puxou a culatra atrás, viu o seu remate sofrer um desvio, mas António Barbosa foi buscar a bola ao ângulo! Já com pouco para jogar, João Pacheco Ferreira tocou curto em Luís Assis Teixeira que fez o resto ao atirar uma autêntica bomba ao ângulo da baliza e que devolveu uma réstia de esperança à Uría! Ainda assim, nada mais se verificou e a Morais Leitão conquistou mesmo os três pontos.

A Morais Leitão distancia-se assim da Uría e encontra-se (provisoriamente) no primeiro posto da Primeira Fase. A Uría está neste momento no 6º posto, mas já demonstrou ter futebol para poder sonhar.

por Henrique Barrosa