Jogo

SSCML Cup, 2012-12-20 às 19:00 @ Pavilhão SSCML

Graça Stars vs Polícia Municipal

Polícia Municipal conquista SSCML Cup 2012!

Numa grande final, um jogo que não desiludiu ninguém, com incerteza no marcador até aos últimos minutos, onde a Polícia Municipal cimentou e segurou a decisiva vantagem, levando de vencidos os Graças Stars por 2x0, e vencendo assim a grande final!

 

Já se esperava um jogo muito intenso, e assim foi, as equipas tinham medidos forças na fase de grupos, pelo que já existia um conhecimento prévio aprofundado uma da outra. Isto percebeu-se desde cedo com a equipa dos Bombeiros a colocar um ritmo alto no jogo, procurando jogar com a sua maior juventude e profundidade de banco, a fim de desgastar o adversário.

Primeiros sinais de perigo em cada uma das balizas a serem bem cortados pelos defesas, primeiro numa bola parada estudada, José Ramos a ver o seu remate bloqueado, na resposta excelente combinação entre Ricardo Calamote e Frederico Bray, o remate de Calamote também a ser bloqueado pela defesa, com Fernando Lourenço a defender sem dificuldade. O guardião iria realizar uma exibição seguríssima, pouco depois conseguiu em contra-pé recuperar posição para parar um remate transviado de Evandro Correia.

No contra-ataque surgiria a resposta, grande passe e desmarcação de Ângelo Gonçalves, mas atento e lesto a sair dos postes, Emanuel Vieira cortou a bola para fora, em lance em que ficou magoado. Depois seria António Galego a tentar o golo, no primeiro lance clamoroso do jogo, grande remate à meia-volta sensivelmente a 12 metros da baliza, a bola em cheio no poste, com o guarda-redes batido!

A resposta veio de contra-ataque, Calamote optou pelo remate forte em vez da assistência, Lourenço defendeu bem. Depois de maior iniciativa da Graça Stars, a PM iria agora soltar-se mais, e Ramos ia avisando, com um par de remates a levarem perigo. Pouco depois foi Rodrigues a receber um passe de Ramos desde a defesa, à saída de Emanuel evitou-o muito bem, mas com um defesa a fechar-lhe a baliza junto ao primeiro poste, tentou meter a bola no buraco da agulha, acertando no poste! Do outro lado, remate do meio da rua para boa defesa de Lourenço.

A partida estava numa fase de parada e resposta, os guarda-redes iam tendo bastante trabalho, e respondendo sempre bem. A primeira parte terminou novamente com os homens de verde mais dominantes no jogo, mas a esbarrem no muro axadrezado que foi o sector defensivo da PM ao longo de toda a partida.

A segunda parte começou com Ramos a tentar o golo, novo remate forte a passe de Manuel Lopes, mas Emanuel a defender bem. Contudo ao segundo minuto da etapa complementar, a PM ganhou vantagem no marcador, os suspeitos do costume no ataque a fazerem a diferença, Ramos a desmarcar Galego pela ala direita, o remate cruzado e forte deste sem hipóteses de defesa, mas com factura a pagar, isto porque o melhor marcador do torneio já tinha sentido um problema muscular na primeira parte, e depois deste lance ficou mesmo impedido de jogar o resto do jogo, ainda assim o seu esforço valeu-lhe um golo decisivo.

Pouco depois Tiago Diogo roubou a bola a Manuel Lopes quando esteve estava em boa posição para atirar, e a partir daqui veríamos, como seria de esperar, a Graça Stars a reagir com tudo ao golo sofrido. Primeiro sinal com Gonçalo Bento a surgiu no jogo, primeiro pela ala direita a rematar cruzado para defesa de Lourenço, depois novamente a perder o duelo para o guarda-redes, agora a tentar finalizar uma assistência de Bray, depois de um magnifico trabalho individual deste sobre os adversários!

Pressão altíssima da Graça Stars, mas a PM a defender bem e espreitar o contra-golpe sempre que podia, e foi na toada de ataque dos verdes e contra-ataque dos axadrezados que surgiu o 2x0, a PM a recuperar a bola perto do meio-campo, Gonçalves a ser lançado e a não perdoar, remate para o fundo das redes, sensivelmente aos 32 minutos de jogo. Ora por isso, muito tempo para jogar, e naturalmente a Graça Stars a carregar com tudo, mas a defesa contrária incansável a desviar vários remates para fora, ou efectuar grandes cortes como o de Gonçalves a lançar-se aos pés de Calamote para bloquear o remate, ora então Lourenço defendia com segurança na baliza.

E o contra-ataque era uma fonte de perigo, António Nuno a acertar no poste de longe, e depois a servir Ramos que rematou para grande defesa de Emanuel. Já nos últimos cinco minutos risco total dos verdes, como lhes competia, com a colocação de Evandro como guarda-redes avançado, e num dos primeiros lances construídos, Jorge Rodrigues rematou forte para defesa de Lourenço. Depois foi Norberto Santos a ficar desmarcado no segundo poste, fechou bem a defesa para evitar o pior. E foi nesta toada que passaram os derradeiros minutos de jogo, a PM defendeu sempre muito bem, e segurou a vantagem que lhe valeu a conquista do título! Grande final, entre duas grandes equipas, num jogo memorável!

 

 

por Organização Allstars