Jogo

Taça Challenge, 2025-11-06 às 23:00 @ CIF

Nota do árbitro: 4

1 - 1

3 - 1 após gp

100100

MVP: Francisco Empis

AFC vs Dyslexia Untied

AFC eliminam Dyslexia nas grandes penalidades!

Jogo a contar para os oitavos de final da Taça Challenge, que colocava frente a frente AFC e Dyslexia Untied, duas equipas determinadas a garantir um lugar nos quartos de final.

Os AFC entraram melhor, assumindo a iniciativa e tentando impor o seu jogo, mas sem conseguir transformar essa superioridade em perigo real. A 1ª chance até caiu para os ingleses através de Rodrigo Santos Lima que tentou o primeiro remate, mas saiu por cima. Os Dyslexia assentaram no encontro e tiveram mais uma boa chance, desta vez Rodrigo Pepe com um disparo rasteiro que passou ligeiramente ao lado, e pouco depois Vicente Lé Moura ficou muito perto de inaugurar o marcador com um remate já dentro da área que saiu a centímetros da trave. Os AFC mais tímidos tentaram a sua chance através de António Ferrinho, que num lance individual lançou um remate potente que também passou por cima. As duas equipas mostravam muito respeito mútuo, preferindo não se expor em demasia, e o intervalo chegou com o marcador a zeros e o jogo ainda à procura de um verdadeiro dominador.

Na 2.ª metade, o equilíbrio manteve-se, mas o talento individual acabou por desbloquear o encontro. Logo no recomeço, um lançamento lateral sobrou para o canto da área, onde Rodrigo Pepe, de primeira, disparou um autêntico míssil teleguiado para o canto inferior da baliza, sem hipóteses para Francisco Empis. 1-0! Um golaço que colocou os Dyslexia em vantagem. Os Dyslexia iam aproveitando o animo para tentar aumentar a vantagem e Francisco Paiva arrancou pela esquerda, deixou dois adversários pelo caminho e obrigou o guarda-redes a uma grande defesa. Rodrigo Santos Lima também esteve perto de ampliar com um remate dentro da área, novamente travado por Empis, que ia segurando o resultado e mantendo os AFC na luta. Alguns minutos depois Rodrigo Pepe voltou a ameaçar com um remate que esbarrou na trave e já perto do final os AFC surpreenderam toda a gente com uma excelente reta final em que já iam ameaçando com o empate! Duarte Galinha testou João Rebolo com um remate forte, o guardião defendeu incompleto, e na recarga, Ferrinho apareceu no sítio certo para atirar rasteiro e fazer o empate! 1-1 e tudo se decidia nas grandes penalidades!

Na lotaria dos penáltis, os AFC mostraram maior frieza. Ferrinho abriu a série com um remate colocado à direita, enganando o guarda-redes. Lima seguiu o exemplo, batendo no poste, mas a bola acabou por entrar. Do lado dos Dyslexia, Manuel Rosa (estrangeiro) respondeu com classe, enviando a bola para o ângulo superior esquerdo, mas Paiva acabou por ver o seu remate travado por Empis, que se agigantou, acertando no lado certo e defendendo o penálti! Duarte Galinha assumiu a responsabilidade do último pontapé e não vacilou com remate certeiro que lançou uma festa ruidosa no CIF!

por Carlos Macedo