Jogo

Taça, 2025-10-08 às 21:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 3

Jupiter FC vs Ripa na Rapaqueca FC

Jupiter FC vence com classe e carimba passagem na Taça!

Em jogo a contar para a Taça Allstars, o Jupiter FC mostrou toda a sua superioridade e bateu o Ripa na Ripaqueca por 3-1. A formação azul entrou determinada, resolveu o encontro ainda na primeira parte e contou com uma exibição de luxo de Rodrigo Ruxa, que assinou um golo e uma assistência, sendo naturalmente eleito MVP.

O apito inicial mal soara e o Jupiter FC já mostrava ao que vinha. Os azuis assumiram o controlo da posse de bola e criaram as primeiras ocasiões, obrigando o guarda-redes adversário a intervir cedo. A pressão deu frutos e, aos poucos, o Ripaqueca começou a recuar linhas. A recompensa não tardou: bela triangulação na esquerda entre Zé Maria e Francisco Madureira com o segundo a centrar atrasado para o primeiro remate de Rodrigo Conceição; Gonçalo Mimoso (estrangeiro) ainda defendeu a primeira mas Miguel San Payo apareceu à entrada da área e, com um remate seco e colocado, abriu o marcador – 1-0! O golo deu confiança à equipa do Jupiter, que começou a trocar a bola com critério e a desmontar a defesa contrária. Rodrigo Ruxa exibia-se em grande forma e inspirou-se para um golo de belo efeito: puxou para a canhota e atirou em arco para o poste mais distante, fazendo assim o 2-0! Só dava Jupiter e a eficácia estava em máximos históricos. Passados poucos minutos, novamente Ruxa em evidência a rasgar pela lateral e a servir Tomás Dias, que finalizou com classe para o 3-0. O jogo estava completamente controlado, mas os azuis não abrandaram o ritmo.

Na segunda parte, o Jupiter voltou a entrar dominante e a contar com mais oportunidades. Primeiro foi Madureira a recuperar a posse e a atirar de pé esquerdo muito próximo do quarto! Depois foi Afonso Miranda a encontrar espaço por dentro para um remate que esbarrou nas luvas de Mimoso. Não conseguindo fazer mais golos, a turma da Divisão Allstars abrandou o ritmo e o Rapaqueca aproveitou para reduzir: Manuel Luís correspondeu a um grande centro de Tiago Alves da esquerda e rematou colocado para o 3-1! Havia esperança e uma perda de bola em zona proibida deixou Pedro Alves na cara do golo; porém, António Pignatelli fez uma grande mancha e impediu mais sustos. Até final, o Jupiter retomou algum controlo e voltou a ter uma grande oportunidade num remate fortíssimo de Tomás Dias e um golo anulado a Afonso Miranda.

Com o apito final, o Jupiter FC confirmou uma vitória segura e justa, seguindo em frente na Taça com uma exibição convincente. Do outro lado, o Ripa na Ripaqueca lutou até ao fim, mas pagou caro a passividade inicial frente a um adversário forte, pressionante e mais eficaz.

por Vasco Côrte-Real