Jogo

Taça Challenge, 2025-08-31 às 21:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

BotaGelo vs Heróis do Bar

Heróis do Bar surpreendem o Botagelo e reabrem contas no Grupo C!

A segunda jornada da Taça Challenge, Grupo C, colocava frente a frente duas equipas de ligas diferentes: os Heróis do Bar, da C1, que vinham de uma derrota frente ao Al-Jola, e o Botagelo, da B1, moralizado por um triunfo convincente sobre o Sergal Palace (3-0). O encontro prometia emoção e não desiludiu, deixando tudo em aberto na luta pela qualificação.

O jogo começou a todo o gás, com o Botagelo a querer assumir desde cedo as rédeas da partida. Um livre cobrado por Gonçalo Azevedo encontrou a cabeça de Diogo Freitas, que saltou mais alto que toda a defesa e fez o 1-0 para a equipa da casa! O golo não abalou os Heróis do Bar, que responderam com perigo com Duarte Vila Maior, que atirou por cima. Logo depois os Botagelo reagiram, mas viram uma excelente defesa de João Maurício a remate de João Sena Ribeiros impedir o segundo golo da partida. O ritmo era alto e Gonçalo Azevedo, sempre muito ativo na ala, quase ofereceu o segundo a João Sena Ribeiros, mas o passe saiu adiantado. O equilíbrio voltou a instalar-se e os Heróis do Bar, em contra-ataque letal, chegaram ao empate: Manuel Costa recuperou no meio-campo, conduziu a bola até perto da grande área e abriu na direita para Tomás Cintra, que fez um cruzamento milimétrico para Francisco Demony, que só teve de encostar. Pouco depois, foi a vez de Francisco Demony servir Tomás Cintra, que deu a volta ao marcador com um remate rasteiro pela esquerda, sem hipóteses para o guardião adversário. Até ao intervalo, ainda houve um susto para os portugueses, com um remate de Diogo Freitas ao poste, mas a vantagem sorria aos Heróis do Bar.

No reatamento, o Botagelo procurou recuperar o controlo e Gonçalo Azevedo, um perigo constante para a defensiva, esteve perto de igualar, mas João Maurício brilhou entre os postes. O jogo baixou de intensidade, mas ainda assim surgiram lances de perigo: Duarte Vila Maior deslumbrou com uma jogada individual, mas foi negado pelo guardião, Diogo Freitas testou várias vezes os reflexos de Maurício, mas o golo teimava em não aparecer. Foi então que Tomás Cintra voltou a ser decisivo, aproveitando uma desatenção defensiva para se isolar e atirar rasteiro para o 3-1! O Botagelo ainda esboçou reação, com Gonçalo Azevedo a aparecer isolado dentro de área e a atirar ao poste. Já perto do apito final, Marcelo Vilarinho saiu de entre os postes para cobrar um livre e conseguiu mesmo reduzir, com um remate-cruzamento venenoso em que Duarte Vila Maior acabou por desviar e trair João Maurício, que ficou pregado ao relvado, mas já era tarde demais para chegar ao empate!

Com esta vitória sofrida, mas saborosa, os Heróis do Bar relançam-se na corrida pela qualificação. O Grupo C da Taça Challenge fica em brasa, e será na última e derradeira jornada que se decidirá quem segue para a fase a eliminar!

 

por Carlos Macedo