Bomboclaat sobrevivem a expulsão e arrancam empate a ferros!
Jogo a contar para a 10ª jornada da Liga D1, que colocava frente a frente os jamaicanos Bomboclaat e os austríacos Last Links, num encontro em que os primeiros haviam levado a melhor na 1ª volta.
O jogo começou da melhor forma para os austríacos, que se adiantaram no marcador após alguns minutos iniciais mais calmos. Uma boa recuperação de Vasco Martins deixou a bola em Afonso Vieira, que de meia distância atirou forte e colocado para o fundo da baliza, sem hipótese para o guarda-redes adversário. 1-0!Os Bomboclaat responderam com um bom remate pela direita de António Gomes, mas a bola saiu ao lado. Seguiram-se minutos de muita disputa e poucas oportunidades, até que, com o aproximar do intervalo, o jogo voltou a animar-se. Diogo Sousa aproveitou um livre para testar Daniel Rodrigues (estrangeiro), que respondeu com segurança. Os jamaicanos não se ficaram e criaram perigo pouco depois: Guilherme Mota recebeu de costas, usou bem o corpo para ganhar vantagem sobre o defensor e rematou rasteiro, obrigando Bernardo Pais a uma excelente defesa com os pés! No seguimento da jogada, o guardião austríaco passou de herói a vilão, ao cometer um erro dentro da área que deixou a bola à mercê de Vasco Rocha, que aproveitou a hesitação defensiva dos Last Links e não perdoou na pequena área, fazendo o empate mesmo em cima do descanso.1-1!
O início da segunda parte foi um espelho da primeira: os Last Links voltaram a entrar melhor e Afonso Vieira, inevitável, voltou a ser decisivo. Após uma excelente jogada a um toque, a bola sobrou para o médio à entrada da área, que atirou rasteiro e certeiro para o 2-1! A dinâmica da partida alterou-se por completo depois de os jamaicanos ficarem reduzidos a sete unidades, mas, mesmo assim, conseguiram aguentar-se na luta, mantendo-se compactos e disciplinados. Diogo Sousa continuava a ser o mais inconformado dos austríacos, primeiro com um livre que saiu ligeiramente ao lado e depois com um remate em arco, também a roçar o poste. Os Last Links controlavam o jogo, mas bastou uma perda de bola com a equipa subida para tudo mudar: rápida transição dos Bomboclaat pela direita, Rodrigo Martins apareceu isolado e, com frieza, atirou para o fundo das redes, lançando a festa jamaicana no São Miguel! 2-2! Até ao apito final, os Bomboclaat mostraram enorme solidariedade defensiva, com destaque para o guarda-redes Daniel Rodrigues, que fez um par de defesas decisivas e manteve os jamaicanos vivos na partida. Já perto do fim, os Last Links ainda estiveram muito perto do golo da vitória, num remate de Diogo Sousa ao poste, mas o ferro foi amigo dos Bomboclaat, que viram o esforço titânico da segunda metade recompensado com um ponto suado e justo.
Terceiro empate consecutivo para os Last Links, que somam agora quatro jornadas sem vencer. Do outro lado, os Bomboclaat registam o primeiro empate da época, continuando a ser uma equipa de tudo ou nada. A Liga D1 segue totalmente imprevisível, com apenas sete pontos a separar o segundo classificado do último, que ainda tem um jogo em atraso!
por Carlos Macedo