WB FC encurtam distância para os lugares de subida!
Jogo a contar para a 11ª jornada da Liga C1, que punha frente a frente duas equipas inglesas: WB FC e Smoke City, num reencontro em que, na 1ª volta, os WB tinham vencido por uns expressivos 6-0.
O jogo começou com algum equilíbrio e poucas oportunidades até que João Mendes tentou surpreender de muito longe, mas o remate saiu por cima. Pouco depois, nova tentativa de meia distância obrigou Rodrigo Mendes (estrangeiro) a intervir pela primeira vez, num jogo que, até então, lhe corria sem sobressaltos. O golo acabaria por surgir através de bola parada: canto para o segundo poste e Duarte Glória, imperial no ar, bateu a marcação e cabeceou de cima para baixo, sem hipótese para o guarda-redes. 1-0 para os WB! Os Smoke City tentavam reagir, mas tinham grandes dificuldades em criar perigo junto da área adversária. Os WB controlavam o jogo, sem se exporem demasiado, embora também com alguma dificuldade em furar a defesa compacta dos Smoke. Um rasgo de magia de Vasco Mota pela direita quase aumentava a vantagem: o médio passou por vários adversários e cruzou com muito veneno para o miolo da área, mas a defesa conseguiu afastar para canto. Mesmo em cima do intervalo, Francisco Santos esteve perto do golo com um remate colocado ao poste que lhe negou o 2-0!
Na segunda parte, os Smoke City entraram com outra atitude e criaram logo uma grande oportunidade: Rodrigo Brinca fez uma gato e sapato da defesa dos WB pela esquerda e serviu Luís Andrade de bandeja, mas o avançado falhou a bola de forma incrível! Os WB responderam com um remate perigoso de Vasco Mota, desviado por um defesa para as mãos do guarda-redes, e logo depois Francisco Santos voltou a testar Rodrigo Mendes, que respondeu com mais uma boa defesa. O guardião dos Smoke estava em grande forma e voltou a negar o golo a Gonçalo Rodrigues, que rematou rasteiro com intenção. O jogo começou a partir, e Simão Couceiro teve nos pés o 2-0, mas acabou por deixar a bola escapar e rematou em esforço para fora. Apesar do domínio dos WB, a vantagem mínima deixava tudo em aberto e um erro de Vasco Mota na saída de bola quase custava caro quando João Morais aproveitou a sobra, mas rematou à figura. Já perto do apito final, nova grande defesa de Miguel Almada a travar o remate de Morais e, já no último suspiro, um cruzamento teleguiado encontrou Rodrigo Brinca no segundo poste, que cabeceou e deu a sensação de golo, mas Almada brilhou novamente com uma defesa monumental que segurou os três pontos!
Com esta vitória, os WB FC encurtam distâncias para os lugares de subida, numa Liga C1 extremamente equilibrada, com as equipas entre o 3º e o 8º lugar separadas por apenas dois pontos. Já os Smoke City continuam em maré negativa, ainda sem vitórias e com apenas nove golos marcados em onze jornadas, precisam urgentemente de encontrar soluções ofensivas para inverter o rumo da época.
por Carlos Macedo