Futah vence e fica mais confortável
Num jogo entre o décimo e o nono lugar da A2, qualquer ponto era importante, mas a vitória era crucial para aliviar esta luta pela manutenção. A turma mais experiente levou a melhor num jogo bem conseguido, em que quase tudo correu bem e por isso, a recompensa foi os 3 pontos.
Ambas as equipas entraram com força no encontro, com as defesas dos dois lados a serem importantes nos minutos iniciais. A primeira oportunidade flagrante começou nos pés de Zé Forjaz, o avançado arrancou com velocidade pelo lado direito e cruzou rasteiro para Francisco Féria que não conseguiu finalizar porque atingiu a trave, uma vez que já estava em grande esforço e era difícil fazer melhor. Os homens da casa voltaram a criar perigo, mais uma vez por Forjaz que disparou forte, mas atingiu o poste e o marcador continuou nulo. Foi então que a Futah conseguiu fazer o primeiro, depois de muita insistência na área adversária, a sobrou para Bruno Granja que finalizou com um remate colocado, de alta categoria. Foi assim feito o 1-0! Mais tarde, foi Granja quem voltou a ameaçar com um remate forte, desta vez defendido por André Sá (estrangeiro). Os Países Baços estavam a conseguir criar alguns lances perigosos em transição, mas falhavam sempre a última decisão e por isso o golo não aparecia. Foi então que, mesmo em cima do intervalo, a Futah aumentou a vantagem depois de um contra-ataque rápido, Forjaz recebeu perto da área adversária e amorteceu para João Proença que finalizou com frieza para garantir o 2-0!
No segundo tempo, os visitantes entraram mais ofensivos e Bernardo Fortes teve uma boa oportunidade, com remate potente, mas não conseguiu concretizar e serviu apenas como aviso. A turma de manto azul estava muito mais forte no último terço e esteve perto de reduzir após um bom lance de Frederico Ferreira que arrancou até à baliza e disparou, mas Filipe Oliveira conseguiu intervir com uma boa defesa. Como se costuma dizer, quem não marca sofre e os homens da casa foram a prova disso, depois de José Ferraz falhar o alvo, foi Forjaz quem aproveitou um erro defensivo adversário para finalizar e fazer o 3-0! Logo a seguir, depois de Forjaz receber perto da linha do meio-campo um bom passe de Filipe, o número oito arrancou pela esquerda, ultrapassou dois defesas da equipa contrária e quando já parecia muito difícil, finalizou com a ponta do pé e com alguma sorte, mesmo no limite. 4-0! Mesmo ao cair do pano, os visitantes conseguiram fazer o golo de honra, pelos pés de Fred que reduziu e fez com que o marcador final fosse de 4-1!
por Miguel Barrosa