Jogo

Taça Challenge, 2025-07-02 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Shakhtar DoDeck vs El Ganso

Shakhtar DoDeck e El Ganso empatam em jogo eletrizante com emoção até ao último segundo

Shakhtar DoDeck e El Ganso defrontaram-se na 1.ª jornada do grupo N da Taça Challenge, num duelo entre estreantes que prometia emoção e não desiludiu. A equipa da casa procurava a sua primeira vitória no torneio, enquanto o El Ganso estreava-se esta época com grandes ambições. Shakhtar DoDeck e El Ganso defrontaram-se na 1.ª jornada do grupo N da Taça Challenge, num duelo entre estreantes que prometia emoção e não desiludiu. A equipa da casa procurava a sua primeira vitória no torneio, enquanto o El Ganso estreava-se esta época com grandes ambições.

O jogo arrancou com grande intensidade e logo surgiram as primeiras oportunidades. O Shakhtar teve a primeira grande ocasião, num excelente lance individual de João Miranda, que rematou forte com a bola a passar ligeiramente ao lado. A resposta do El Ganso foi imediata. Tiago Nobre ganhou em velocidade e cruzou tenso, mas o avançado chegou atrasado ao lance. Pouco depois, nova jogada perigosa do El Ganso, com António Quintela a surgir isolado, mas o guarda-redes respondeu com uma intervenção de grande nível. O Shakhtar voltou à carga e João Miranda voltou a brilhar, rematando à trave num lance cheio de potência.Apesar da pressão inicial dos da casa, o El Ganso foi mais eficaz. Manuel  Ponte lançou um passe longo para Marcelo Nogueira, que, com uma receção orientada de grande qualidade, tirou o adversário da jogada e finalizou com classe para o 0-1!

 

A segunda parte começou com o El Ganso por cima, e por pouco não dilatavam a vantagem num remate de Manuel Ponte, travado por mais uma excelente defesa. Mas quem marcou foi o Shakhtar! Rápida transição, assistência de Diogo Inglês para Federico Barros, que empatou com um remate exímio. O El Ganso não demorou a responder e Tiago Nobre voltou a ganhar em velocidade, assistindo Francisco Barata que sem oposição só teve de encostar para o fundo da baliza! 1-2! Pouco depois, novo grande lance individual de Francisco Barata que após tirar um adversário da frente, assistiu António Quintela, que finalizou com classe e aumentou a vantagem para 1-3! Quando parecia que o jogo estava controlado para o El Ganso, o Shakhtar voltou à carga. João Miranda voltou a brilhar com um remate colocado que fez o 2-3. Logo a seguir, Manuel Perestrello recuperou a bola numa zona perigosa e rematou de fora da área e empatou a partida! O Shakhtar estava embalado e consumou a reviravolta com novo golo de Federico Barros, após cruzamento perfeito de João Miranda. Mas o jogo ainda guardava mais emoção. Nos instantes finais, Manuel Ponte cruzou com precisão para Francisco Barata, que apareceu solto e fez o 4-4. No último lance do encontro, Manuel Perestrello ainda ficou perto de dar a vitória ao Shakhtar, mas o seu chapéu saiu por cima da baliza.

 

Resultado final: 4-4, num jogo absolutamente eletrizante com golos, reviravoltas e talento de parte a parte. Ambas as equipas mostraram que vão dar muito que falar nesta edição da Taça Challenge.

por João Carvalho