AZ Alto-Mar estreia-se com autoridade frente aos Países Baços na Liga A2
A primeira jornada da Liga A2 colocou frente a frente duas equipas com ambições bem vincadas. Países Baços e AZ Alto-Mar entraram em campo ansiosas por começar com o pé direito, mas foi a formação do AZ que demonstrou maior organização, intensidade e eficácia.
O início da partida foi marcado por grande ritmo e muita disputa, mas rapidamente se percebeu que o AZ Alto-Mar estava mais confortável com bola. Após algumas boas combinações, a equipa conquistou um livre em zona frontal bastante perigosa. Chamado à conversão, João Teles assumiu a responsabilidade e, com um remate preciso e colocado para o lado contrário da barreira, fez a bola bater na malha lateral da baliza, inaugurando o marcador com classe (0-1). Os Países Baços tentaram responder, mas encontraram uma muralha defensiva sólida. O AZ fechava bem os espaços, anulando as tentativas de reação adversária com uma pressão coordenada e linhas bem definidas.
Na segunda parte, o AZ Alto-Mar voltou com a mesma postura intensa — e aumentou a vantagem num lance de contra-ataque clássico. Após um canto defensivo, a transição foi fulminante. A bola foi colocada na frente para Tomás de Carvalho Fonseca, que acelerou pela esquerda como uma flecha e cruzou rasteiro e certeiro para João Teles, que apareceu ao segundo poste a finalizar com tranquilidade e a bisar na partida (0-2). Mesmo em desvantagem, os Países Baços não se renderam e responderam com a sua melhor fase no jogo. Conseguiram criar três ocasiões de golo consecutivas, mas encontraram pela frente um inspirado Tomás Hilário (estrangeiro). O guardião brilhou com duas defesas monumentais à queima-roupa e ainda contou com a ajuda de um defesa que cortou uma bola em cima da linha. Na resposta, o AZ mostrou como se faz. Pela esquerda, encontraram espaço e a bola chegou a Diogo Sousa, que não desperdiçou a oportunidade. Armou um remate potente e bem colocado, assinando um belo golo que praticamente sentenciava a partida (0-3). Antes do final, houve ainda tempo para mais um momento de qualidade. João Teles, já com dois golos na conta, arrancou em jogada individual, driblando vários adversários, num lance que só não terminou em mais um golo porque a defesa dos Países Baços conseguiu cortar no último instante.
O jogo terminou sem mais golos, com o AZ Alto-Mar a conquistar uma vitória clara e convincente na estreia. Exibição sólida, com destaque para o bis de João Teles e a segurança de Tomás Hilário (estrangeiro) na baliza. Já os Países Baços, apesar de bons momentos, terão de melhorar a eficácia e a consistência para competir com os candidatos da A2.
por Duarte Almeida