Al-Ghidar 1-5 AFC: Noite de gala de Duarte Galinha com hattrick e goleada
O AFC mostrou superioridade do início ao fim e saiu do terreno do Al-Ghidar com uma vitória expressiva por 5-1, num jogo onde Duarte Galinha brilhou ao apontar três golos e ser o principal destaque da partida.
A entrada do AFC foi demolidora e cedo a equipa visitante inaugurou o marcador. Duarte Galinha aproveitou uma distração do guarda-redes Tiago Santiago para roubar a bola e empurrar para o fundo das redes, dando o melhor início possível à sua equipa. O Al-Ghidar tentou responder e até teve uma grande oportunidade para empatar, mas desperdiçou um livre indireto dentro da área ao rematar diretamente para a baliza, invalidando o lance. A equipa da casa começou a reagir, mas foi o AFC quem esteve novamente perto de marcar. Duarte Galinha voltou a isolar-se, tentou ultrapassar Tiago Santiago, mas desta vez o guarda-redes levou a melhor e impediu o segundo golo. O empate acabou por surgir através de um lançamento longo de Gonçalo Sousa para a área, onde André Santos desviou para a baliza. Francisco Empis ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o 1-1. A resposta do AFC não demorou. José Coutinho cruzou atrasado, a defesa do Al-Ghidar não conseguiu afastar e António Ferrinho, com um remate potente, recolocou a sua equipa na frente antes do intervalo, 1-2!
O AFC manteve o ritmo intenso e começou a segunda parte com mais um lance de perigo. José Coutinho percorreu todo o campo num contra-ataque e disparou em arco, acertando no poste. João Cardoso, atento à recarga, fez as redes abanarem novamente, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Pouco depois, o terceiro golo chegou mesmo. Francisco Empis lançou Duarte Galinha em velocidade e, cara a cara com Tiago Santiago, o avançado não desperdiçou e fez o 1-3. A goleada foi-se desenhando e o quarto golo apareceu pouco depois. Duarte Galinha ganhou um duelo aéreo e assistiu João Cardoso, que, já dentro da área, rematou cruzado sem hipótese para o guarda-redes, 1-4. O AFC estava imparável e Duarte Galinha ainda teve tempo para fechar a exibição de luxo com um hattrick. Já fora da área, rematou rasteiro e colocado, assinando um golaço para o 1-5 final.
O Al-Ghidar não conseguiu reagir e o AFC saiu de campo com uma vitória convincente, coroada com uma exibição de classe do seu avançado, que fez a diferença do início ao fim.
por Miguel Costa