Jardim do Éder empata com Viola e garante título em jogo emocionante
Num jogo com sabor a decisão, o Jardim do Éder entrou em campo a precisar apenas de um ponto para se sagrar campeão. Do outro lado, a equipa dos Viola, que precisava de pontos na sua luta pela manutenção mostrou enorme competitividade e dificultou e muito a vida ao líder. O empate a duas bolas acabou por ser suficiente para o Jardim do Éder levantar o troféu, mas não sem sofrer até ao apito final.
A partida começou com maior iniciativa por parte da equipa dos Viola. Pedro Mello Vieira foi o primeiro a ameaçar com um remate forte dentro da área, mas à figura do guarda-redes adversário. Logo depois, Gonçalo Freitas surgiu em excelente posição na área, completamente sozinho, mas desperdiçou uma clara oportunidade ao rematar para fora.Apesar da entrada mais perigosa dos Viola, foi o Jardim do Éder quem inaugurou o marcador. Um cruzamento para a área encontrou João Moreira ao segundo poste. O desvio de cabeça parecia inofensivo, mas uma abordagem infeliz do guarda-redes dos Viola acabou por permitir que a bola entrasse de forma caricata!1-0! O mesmo João Moreira ainda tentou ampliar com um remate de fora da área, mas saiu muito desenquadrado. Já perto do intervalo, Pedro Vieira voltou a brilhar pelos Viola, excelente trabalho individual, finta curta à entrada da área e um remate potente de pé direito que só parou no fundo das redes, restabelecendo a igualdade! 1-1!Pouco depois, os Viola ainda tiveram um livre indireto dentro da área, com Francisco Madureira(estrangeiro) a rematar para uma floresta de pernas, mas o lance não deu em golo.
O Jardim do Éder voltou do balneário com vontade de resolver o jogo cedo. Manuel Garcia teve uma excelente ocasião ao surgir isolado dentro da área, mas rematou à figura do guarda-redes dos Viola, que ia crescendo na partida.Na resposta, os Viola fizeram a reviravolta. Um passe em profundidade deixou Pedro Vieira novamente isolado. O avançado, com classe, fez um chapéu perfeito sobre o guarda-redes. A bola ainda beijou a trave antes de entrar!2-1! E O título do Jardim do Éder começava a ficar em risco.Com os nervos à flor da pele, a equipa do Jardim do Éder foi em busca do empate. Um lançamento lateral longo encontrou Luís Guedes ao segundo poste, que rematou forte, mas novamente o guarda-redes dos Viola brilhou com uma intervenção crucial.A insistência acabaria por dar frutos. Numa jogada rápida, a equipa conquistou uma grande penalidade. João Moreira, que já tinha estado no centro do primeiro golo, foi chamado a bater. Com frieza e classe, rematou colocado ao canto, resultado que colocava novamente o Jardim do Éder no caminho do título! 2-2!
Foi um jogo com emoção do primeiro ao último minuto. O Jardim do Éder teve de suar muito para conquistar o ponto que precisava frente a um Viola aguerrido e com excelente organização ofensiva. O empate foi justo pelo equilíbrio e entrega das duas formações, mas teve um sabor especial para o Jardim do Éder, que fechou a época com o tão desejado título.
por Pedro Chantre