Allstars on Facebook

Jogo

Liga B2, 2022-05-08 às 20:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

0 - 2

    000100

    MVP: Lourenço Menezes

    Fassuogolo vs FC Famaligato

    Famaligato vence e convence!

    No jogo de abertura da Liga B2 Edição 22, o recém-promovido Fassuogolo recebia um dos grandes candidatos à subida - o Famaligato. Esperava-se uma partida muito dividida dadas as individualidades de parte a parte. Porém, aquilo a que se assistiu foi uma vitória incontestável do Famaligato que foi sempre superior ao seu adversário.

    Foi com muitas baixas que o Famaligato se apresentou no São Miguel para a jornada inaugural do campeonato. O plantel dos azuis sofreu bastantes alterações e, a isso, juntou algumas ausências de última hora. Do outro lado, a turma italiana veio a jogo perto da força máxima e com muitos nomes que brilharam na conquista da Liga C1 na temporada passada. Contudo, a teoria pouco importa quando rola a bola e, apesar de um início mais comedido, os famaligatenses não demoraram a assumir as rédeas do jogo e chegaram ao primeiro: grande passe para a desmarcação de Magalhães Carneiro à esquerda; o extremo fletiu para dentro e, nada egoísta, entregou para Guilherme Caetano (estrangeiro) encostar para a baliza deserta! 0-1! No dia como estrangeiro, mas com passado reconhecido no torneio, Caetano assumia o papel de maior perigo no ataque dos azuis e esteve perto do bis: recuperação em zona proibida por parte do ponta que, só com o keeper pela frente, acabou por vacilar e atirar ao lado! A formação comandada por Francisco Ferreira mostrava muita qualidade com posse, mas era inofensiva em termos de produção no ataque; algo que contrastava com a constante aproximação dos forasteiros à baliza adversária. Neste tom, o golo parecia mais próximo para os visitantes, e foi isso mesmo que acabou por acontecer perto do intervalo: canto cobrado na esquerda por Magalhães Carneiro com Lourenço Menezes a cabecear ao 2º poste; a bola foi ao poste mas, na emenda, o próprio Menezes confirmou o golo! 0-2! Com a vantagem duplicada, os visitantes acalmavam o ritmo de jogo e aguardavam pelo intervalo – que chegaria poucos minutos depois.

    Na segunda parte, ainda que se esperasse uma reação do Fassuogolo, a toada da partida manteve-se e foi novamente o Famaligato a produzir mais lances de perigo – ainda que a posse pertencesse maioritariamente aos da casa. Passados alguns minutos de menos ação, Madeira aqueceu a barra da baliza italiana com uma autêntica bomba; na ressaca, a redondinha sobrou para Caetano que, com boa posição, atirou contra o defesa adversário. A seguir, uma desatenção dos brancos permitiu que um lançamento rápido encontrasse António Veiga (estrangeiro) na área; o médio cabeceou a centímetros da barra! A caminho do final, e com a vitória do Famaligato praticamente assegurada, destaque apenas para um remate de cada lado: Madeira viu o seu tiro de pé esquerdo defendido por Guedes (estrangeiro); e António Lamy – regressado de lesão – obrigou Pignatelli a defesa complicada para canto.

    Contas feitas, o Famaligato entra da melhor maneira possível com uma vitória importante diante de uma jovem equipa do Fassuogolo que, aumentando a intensidade, será certamente uma das formações a ter em conta nesta Liga B2.

    por Tiago Sequeira