Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-01-11 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Los Conguitos vs UP FC

UP FC bate Los Conguitos e adianta-se no Grupo G

Na primeira jornada da fase de grupos da Taça Allstars, UP FC e Los Conguitos enfrentavam-se. Atuando as duas formações na Liga C, havia incentivo para conquistar os 3 pontos, uma vez que se seguem embates com equipas da Liga A e Divisão Allstars. Venceram bem os visitantes, que ocupam provisoriamente o primeiro posto do grupo G.

No início da partida, ficou vincado o equilíbrio tático e aversão ao erro das duas equipas. Como tal, pouca ou nenhuma chance de perigo apareceu durante os primeiros 15 minutos. Porém, o jogo começou a agitar (e de que forma!) no final do primeiro tempo, com várias ocasiões a suceder-se. O UP beneficiou de livre na direita, e Castro disparou rasteiro para boa intervenção de Nunes. A seguir, Guilherme Henriques fugiu na ala direita e, solto de marcação, disparou forte mas desenquadrado com a baliza à guarda de Castilho. As equipas ficavam perto do golo inaugural fruto do seu contra golpe, e o UP teve ocasião flagrante: Contreiras ganhou a posse à entrada da área e isolou Weber, mas Nunes agigantou-se perante o extremo e defendeu para canto. Na ressaca desse canto, a defesa dos Conguitos cortou e lançou Tiago Alves; este foi parado em alta velocidade e Vasco Santos assinalou livre; na cobrança, Guilherme Henriques rematou rasteiro, com a bola a tirar tinta ao poste direito da baliza do UP! Os jovens visitantes procuraram pegar nas rédeas do jogo depois desta sucessão de boas oportunidades de parte a parte, e o jogo acalmou até ao intervalo, com nota apenas para boa tentativa de Vicente Dias que rematou em arco da esquerda.

No reatar do jogo, os visitantes voltaram com fome de golo e aumentaram significativamente a intensidade do seu futebol. Contreiras deixou aviso depois de servido por Weber da esquerda, mas o remate rasteiro do médio foi travado por Nunes. O guarda-redes dos homens liderados por Viriato assumia o protagonismo, mas viria “borrar a pintura” no lance seguinte: perda de bola do próprio keeper na sua área, e Castro a intercetar para o fundo das redes para fazer o 0-1! O UP galvanizou com o primeiro tento e faturou o segundo logo de seguida. Castilho teve visão apurada e bateu longo e rápido um livre marcado perto da sua área; o esférico não foi intercetado e caiu na esquerda do ataque dos visitantes; quem apareceu foi Weber que, pleno de oportunidade, bateu Nunes para o 0-2! O jogo estava numa fase de sentido único, e só a barra impediu o bis de Weber: remate do extremo com muita força a ser defendido por Nunes para a trave. Não entrou nesse lance, mas entrou no seguinte: Vicente foi servido de bandeja pelo meio e, sem qualquer dificuldade, finalizou rasteiro para o 0-3! O golo confirmava a vitória do UP, e Vicente fez questão de deixar dedicatória especial, festejando efusivamente com os adeptos visitantes nas bancadas do São Miguel. Até ao final, Los Conguitos ainda reduziu por intermédio de Guilherme: o médio cobrou um livre pela direita e beneficiou do desvio na barreira para bater Castilho, chegando a um merecido tento depois de bela exibição individual.

Com este triunfo, o UP precisará de mais um resultado positivo para seguir para a fase a eliminar. Já Los Conguitos olharão, agora, para os duelos que restam com a obrigação de surpreender (pelo menos) um dos tubarões do grupo G.

por Tiago Sequeira