Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2021-11-28 às 21:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

Pitas de Guadalajara vs Capões do Sul

Pitas de Guadalajara consegue reviravolta (im)possível e vence por 3-2!

Bom duelo em perspetiva, com duas equipas a subir ao relvado depois de terem sido derrotadas na primeira jornada da B1. O jogo fez lembrar a história de Jekyll and Hyde dada a diferença entre o que se viu da primeira para a segunda parte, e os três pontos foram para os mexicanos que remontaram perto do fim.

O início da partida deu-se com mais iniciativa do Capões do Sul que chegou ao golo inaugural de bola parada: canto pela direita cobrado por Vasco Costa Cabral em direção ao segundo poste; apareceu Martim Álvares a cabecear e a fazer chegar a bola ao segundo poste para o desvio de cabeça de Manel Assis dos Santos para o fundo das redes. 0-1! O golo motivava os visitantes. Solto pelo meio, Manuel Almeida viu Cabral fugir pela direita e entregou-lhe a bola na profundidade; o extremo cruzou atrasado e rasteiro da linha de fundo, com a bola a rasgar a área, até ao lado esquerdo onde apareceu Afonso Barroso que fletiu para o centro e atirou um autêntico míssil à trave! Que perigo! O Capões queria continuar a mandar no jogo e teve nova oportunidade nos pés de Manuel Almeida: ganhou de cabeça Augusto Araújo com a bola a sobrar para Manuel; o médio arrancou ainda no seu meio-campo e conseguiu chegar à área mexicana e aplicar um remate cruzado para defesa de belo efeito de Rodrigo Arede. No último lance de perigo no primeiro tempo, Martim teve excelente ocasião para dilatar: na ressaca de canto batido pela direita, a bola sobrou à entrada da área para o defesa que rematou com demasiada força por cima da barra. Terminava o primeiro tempo com sinal mais para os visitantes e o Pitas a precisar de se reinventar.

O segundo tempo contou uma história completamente diferente, ainda que os primeiros minutos tenham sido de equilíbrio. O primeiro aviso veio dos mexicanos, através de José Sampaio: servido por Calisto, o médio rematou da direita ao primeiro poste rasteiro. Valeu a atenção de Nélson Nunes. Ripostou o Capões por Luis Nobre Guedes: o defesa respondeu a canto de Assis cobrado ao segundo poste e ficou a centímetros do segundo da noite. Estava dado o aviso, e o Capões chegou mesmo ao 0-2! Pontapé de baliza com a bola a atravessar o campo todo até à área mexicana; desentenderam-se Duarte Oliveira e Arede, e quem aproveitou foi Assis que, com a redondinha à sua mercê e a baliza deserta, só teve de encostar para o seu bis. O golo acabou por ter efeitos contrários para cada lado: o Pitas acordou finalmente e começou a massacrar; enquanto que o Capões do Sul pareceu desconcentrar-se e dar azo a uma eventual surpresa. A verdade é que, com perto de 5 minutos por jogar, a formação de branco conseguiu uma remontada incrível! Reduziram por Duarte Oliveira: canto cobrado na esquerda por Sampaio e a bola a ser colocada ao segundo poste para desvio fácil do defesa. 1-2! O empate chegaria logo a seguir: lançamento longo de Sampaio para o segundo poste e, depois de alguns ressaltos, Pedro Santos conseguiu mesmo introduzir o esférico na baliza do Capões. 2-2! Praticamente no lance que se seguiu, apareceu o golo da vitória: contra-ataque liderado por Duarte; o defesa temporizou e deixou à esquerda em Sampaio que cruzou para o golo de Guilherme Brito! 3-2! O Capões tinha muito pouco tempo para tentar levar pontos, mas ainda conseguiu criar perigo: pediu penalty, primeiro, sobre Assis, mas Tiago Abrantes mandou jogar. O mesmo Assis ainda conseguiu inventar o último lance da partida, cruzando da direita para o remate de primeira de Miguel Magalhães que terminou numa espetacular defesa de Arede! Já não havia tempo para mais, e os mexicanos celebraram efusivamente a primeira vitória da temporada!

por Tiago Sequeira