Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2019-01-15 às 23:00 @ CIF

Nota do árbitro: 3

2 - 1

  • Estrangeiro

000000

MVP: António Calça e Pina

FC Grimo vs BotaGolo

Grimo com muito andamento para Botagolo!

Primeira jornada da liga A. Duas equipas em situações bastante distintas. O Grimo, recém-despromovido, e o Botagolo, recém-promovidos. O jogo mostrou um Grimo mais esclarecido com bola e a utilizar todos os seus jogadores na construção de jogadas de ataque. O Botagolo dependeu várias vezes do passe longo tanto de Bonnefon como de Henrique Loureiro, o que limitou o seu jogo porque foram poucas as vezes que ganharam a primeira bola.

 

O jogo tinha alguns aliciantes, desde já saber qual a diferença entre as duas equipas a nível qualitativo, mas também perceber o que os reforços temporários podiam acrescentar a cada uma das equipas. Do lado do Grimo, Forjaz foi um desequilibrador durante toda a partida, e no Botagolo tanto Miguel Sousa como Totti foram das melhores unidades, acrescentando qualidade a um jogo por si só já recheado de grandes talentos.

A primeira oportunidade surgiu após um belo passe de Calça e Pina que isolou Forjaz, valendo a atenção do guarda-redes a impedir o primeiro golo desta noite fria no restelo. O primeiro sinal mais do Botagolo foi dado por Lacerda que após uma grande finta sobre o adversário, rematou quase sem ângulo com o seu pé direito, proporcionando uma excelente intervenção ao guarda-redes contrário. Após uma perda de Bola de Pina, do Grimo, Vasco Cameira assistiu Alarcão que na cara do guarda-redes adversário permite a antecipação de um adversário, saindo o seu remate prensado e pouco perigoso. Pedia-se mais ao avançado. Como tentativa de redenção à perda de bola anterior, Pina tentou ainda de longe um remate em arco com o pé direito. Guarda-redes batido mas a bola caprichosamente a embater na trave. Que remate do avançado. O Grimo controlava o rumo da bola durante o jogo, porém as oportunidades iam sendo divididas entre as duas equipas. O primeiro golo surge então para a equipa recém-promovida, num chapéu exemplar de Totti que viu bem a saída do guarda-redes. Que execução do avançado ex-Coposnhaga, não ao alcance de muitos. Até final da primeira parte, nota para o golo do empate da formação Amarela: jogada bem costruída pela esquerda, com Xavi  a assistir Núncio que permitiu uma boa intervenção ao guardião do BotaGolo, que desamparado, nada pode fazer quando Pina apareceu para matar o lance, depois da bola ter ficado perdida na pequena área. 1x1 e pouco depois o final da primeira parte, que acabava com um empate, porém o sinal mais tinha de ser atribuído à equipa canária. Mais acções de finalização, maior destreza na forma como trocavam a bola e a encostarem o Botagolo à sua área durante grande parte do primeiro tempo. Mérito para o Botagolo que soube aproveitar uma das poucas oportunidades de que dispôs, trazendo incerteza ao jogo.

No início da segunda parte o jogo partiu um pouco e o Grimo ia crescendo, procurando o golo com a acutilância que lhe faltou na primeira parte. Após grande passe de Bonneville, Pereira fez a bola desviar uns centímetros num toque artístico, suficiente para Forjaz ficar isolado e permitir uma grande defesa (mais uma) ao guardião dos Botagolo. Forjaz ficou novamente perto do golo após mais uma defesa do guarda-redes ao seu remate cruzado. Totti também ficou perto de devolver a vantagem aos Botagolo. Má saída do guarião, e num remate quase sem ângulo, o avançado faz a bola a percorrer toda a linha de golo após o seu remate cruzado. O remate iria sair eventualmente para pontapé de baliza. O grimo chegou finalmente ao desejado golo da vantagem num lance algo polémico em que o Botagolo ficou a pedir fora-de-jogo. Cruzamento da esquerda, e Forjaz ao segundo poste, muito oportuno a receber após o corte defeituoso de Henrique Loureiro e a fuzilar o guarda-redes sem grandes complexos após matar a bola no peito. Muito perto do final, lance de insistência do Botagolo, com Bonnefon a servir Miguel Sousa, que rodou sobre si mesmo e rematou rasteiro com a bola a sair muito perto do poste. Bonnefon também teve direito à sua oportunidade, e após um lançamento para a área a bola sobra para o defesa encher o seu pé esquerdo, valendo o desvio acidental do defesa que enviou a bola para canto.

Sem mais tempo para se jogar, a vitória sorriu ao Grimo (2 jogos, duas vitórias) num jogo em que fizeram por o merecer na forma como encostaram o adversário e o obrigaram a sair em contra-ataque durante toda a partida. Porém algum risco neste estilo de jogo visto que a equipa do Botagolo podia ter conseguido por várias vezes criar mais perigo do que aconteceu nas suas saídas para o ataque.

 

Crónica de Afonso Cabral

por Organização Allstars