Girauma seguem em frente!
Girauma derrota os rivais espanhóis Rayo Vallamedeus por 0-1, com um golo no último lance do jogo, dando-lhes acesso à próxima fase da Taça Challenge! Um jogo muito disputado e renhido entre estas duas equipas que queriam muito passar esta 1ª Eliminatória da competição.
Soava o apito inicial e ambas as equipas mostravam que queriam duas coisas: ter controlo no jogo e ganhar a partida! Contudo, era o Girauma que conseguia ter mais posse e iniciou os ataques perigosos. O capitão Alexandre Marques foi o primeiro a “abrir” esta sequência de oportunidades, com um remate muito potente que mete a esférica a raspar a barra madridista. Com o desenrolar do jogo, as duas equipas estavam muito ansiosas de marcar o seu primeiro golo e ambas sobem bastante as suas linhas, pressionando o adversário! Rodrigo Gonçalves tem uma grande intervenção por parte do Rayo Vallamedeus, que impediu que o jogador adversário, Guilherme Costa, conseguisse rematar dentro da sua pequena área, evitando o pior. Como resposta, os de manto branco estiveram perto do golo, quando Diogo Godinho cruza para o colega isolado Rodrigo Sá Pereira e de cabeça quase que é feliz, se não fosse o guardião do Girauma! A primeira parte resumiu-se a um pouco mais que isto, com muitos ataques das duas equipas, mas sem nenhum golo, ficando 0-0 até ao apito final desta primeira metade da 1ª Eliminatória da Taça Challenge.
Começava a segunda parte e nos primeiros cinco minutos de jogo dava para perceber a clara vontade e rapidez de marcar um golo! Com as duas equipas a terem, particamente, o mesmo número de oportunidades e, sendo uma eliminatória, era cada vez mais crucial marcar o quanto antes. Os dezasseis jogadores em campo sabem disso e acabaram por ficar mais nervosos, tornando o jogo um pouco mais acesso e agressivo, com muitas faltas a serem cometidas. Com isto o jogo começou a ser mais jogado a meio do campo e com muito menos oportunidades de golo. A poucos minutos do final do jogo, Rayo Vallamedeus tem uma oportunidade de ouro, quando Domingos Patena consegue passar por tudo e por todos e encontra-se frente-a-frente com o guarda-redes. Contudo, o jovem avançado atrapalha-se com a bola e não consegue executar o remate que pretendia, mandado a esférica por cima da baliza! Logo de seguida, e ao que parecia ser o último lance do jogo antes do desempate por grandes penalidades, o central dos de manto preto, Henrique Cunha, bate o pontapé de baliza e a bola vai longa e com muita força, o que engana a linha defensiva toda do Rayo e o próprio guarda-redes estrangeiro João Santos, ao passar cima dele, bater na barra e ressaltar para a cabeça do avançado Vasco Schneider, que apenas tem de encostar, fazer o 0-1 e apurar a sua equipa para a fase seguinte!
por Bernardo Faísca