Lotaria sai ao Parisanduixe!
A 1ª eliminatória da Taça Challenge marcava encontro entre duas formações a darem os seus primeiros passos no torneio, Liverfull e Parisanduixe. Era difícil fazer previsões, mas com certeza que ambas queriam marcar presença na próxima fase da competição!
O jogo começou bastante equilibrado, sem que nenhuma das formações conseguisse verdadeiramente assustar o seu opositor. Ainda assim, passados apenas alguns minutos, na primeira ocasião clara de golo, Pedro Mol surgiu em boa posição e finalizou com frieza, colocando os ingleses na frente do marcador! O Parisanduixe só cresceu com o golo sofrido e deixou uma resposta imediata, quando Duarte Glória recebeu o esférico à entrada da área e obrigou o keeper inglês a uma defesa a dois tempos. Pouco depois, foi Simão Salgueiro a antecipar-se à esquerda e a conduzir até à área, mas não conseguiu finalizar com sucesso, com o esférico a esbarrar novamente no guardião. O Liverfull também queria um golo que trouxesse maior tranquilidade e deixou dois avisos, primeiro num remate cruzado de Tobias ter Horst ao lado do alvo e, pouco depois, Mol surgiu em boa posição para o bis, mas Miguel Almada estava bem colocado e tapou muito bem o primeiro poste. Glória era claramente o mais inconformado do lado francês e começou por avisar quando acertou em cheio no poste, mas poucos minutos depois seria mesmo feliz: voltou a ajeitar para a canhota à entrada da área e fez um fantástico remate que só terminou no fundo das redes! Estava restabelecida a igualdade! Seguiu-se o resto do primeiro tempo sem que grandes oportunidades surgissem, pelo que as equipas iam mesmo empatadas para intervalo.
A abrir o segundo tempo, o Liverfull ia conseguindo ter alguma bola e ficou muito perto de voltar à vantagem, quando um toque curto de Mol descobriu Duarte Frade à entrada da área e este fez um fantástico remate em arco, que acabou por ser parado por uma estirada fenomenal de Almada! Mol continuava a ser o homem mais envolvido na manobra ofensiva do Liverfull e pouco depois deixaria a um aviso quando recebeu na área e rematou ao lado do alvo. Os parisienses conseguiram ripostar numa bomba do meio da rua de Sebastião Bello, que não hesitou no pontapé, mas viu o guardião adversário atento a segurar a dois tempos, no seguimento de uma defesa pouco ortodoxa. Apesar da entrada promissora dos ingleses na segunda parte, acabou por ser o Parisanduixe a completar a reviravolta no marcador, com Glória a adicionar uma assistência ao golo apontado, quando apostou num lançamento longo e descobriu Vicente Cardigos no coração da área, que cabeceou para o fundo das redes! 1-2 era agora o resultado! Num ápice, os pupilos de Afonso Sampaio Soares quase deixaram a eliminatória resolvida numa oportunidade dupla: João Burnay foi descoberto na área e rematou para defesa do keeper e, na recarga, também Cardigos viu o bis ser-lhe negado! O Liverfull ainda sonhava em levar o jogo para grandes penalidades e deixou um aviso num livre à entrada da área, que foi cobrado por Frade, a rematar rasteiro com grande perigo, mas por muito pouco ao lado! Também Glória continuava a mostrar estar de pé quente e quase fez o bis num pontapé de ressaca, mas o guardião do Liverfull manteve a sua equipa na disputa pelo resultado. O que é certo é que, na última jogada da partida, um lançamento longo de Mol resultou numa série de ressaltos que fizeram com que o esférico chegasse aos pés de James McLeod e este atirou a contar para fazer o 2-2! Confirmava-se a decisão por grandes penalidades.
Esta não podia ter começado melhor para o Parisanduixe, que viu o seu guardião, Almada, fazer uma fantástica estirada para impedir Tobias de ser feliz. Em seguida, Lourenço Vasconcelos abriu a contagem para os franceses. Tanto na segunda como na terceira ronda de penaltis, ambas as equipas foram felizes, acabando por ser Glória a premiar a sua excelente exibição com o penalti decisivo que coloca os franceses na próxima fase da Taça Challenge!
por Redação Allstars