Allstars on Facebook

Jogo

Liga B2, 2024-05-16 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

Celta de Bica vs Epataska FC

Celta vence jogo de loucos!

Num jogo com duas partes distintas, o Celta aproveitou a primeira parte avassaladora para conquistar uma vitória importantíssima na luta pela manutenção. O Epataska ainda assustou na fase final, mas os pupilos de Francisco Martins souberam sofrer e garantiram a vitória.

Soava o apito inicial e não demorou até surgir a primeira oportunidade. João Mota fugiu na linha e já dentro da área adversária, atirou forte para uma grande defesa de Pedro Chaves (Estrangeiro). Quem não marca sofre e foi mesmo Epataska que inaugurou o marcador. Vasco Andrade e Silva ganhou nas alturas num canto e fez uma cabeçada fulminante para o golo. Estava feito o primeiro! O Celta não se deixou ir abaixo e respondeu pouco depois. Gonçalo Quinteiro conduziu o esférico no meio-campo e do meio da rua, soltou um remate fortíssimo sem hipóteses para o guardião. 1-1! O Celta estava a carregar nesta fase e chegou mesmo à reviravolta. Mota arrancou em velocidade e em boa posição, disparou pelo meio das pernas do guardião. Golaço!  A formação da casa não estava satisfeita e continuava a acumular oportunidades. Primeiro, foi Francisco Jesus a isolar Francisco Martins, com o médio a rematar para uma bela intervenção do keeper. De seguida, foi Gustavo Silveira a receber o passe à entrada da área e a rematar em jeito a centímetros do poste. Já com o aproximar do final da partida, o Celta meteu a 5ª mudança e fez três golos de rajada. Primeiro, foi Mota a fugir na linha e a deixar atrasado para o coração da área, onde apareceu Francisco Martins que à ponta de lança, atirou para o fundo das redes. 3-1! Logo a seguir, chegou o quarto com a dupla Mota e Martins a voltar a causar estragos. Mota desmarcou o colega com um grande passe e Francisco Martins, com muita classe finta o guarda-redes e atira para o bis. 4-1! Estavam completamente avassaladores e antes do intervalo chegaram mesmo ao quinto.  Francisco Madureira fugiu no contra-ataque e fez um grande cruzamento, com Gustavo a aparecer no sítio certo para encostar para o golo. Manita!

Começava a segunda parte e a equipa do Epataska entrava com outra cara. A primeira oportunidade surgiu no primeiro minuto, com Afonso Virtuoso a aparecer em boa posição dentro da área e a atirar para uma grande defesa do guardião. No canto proveniente, mais uma boa oportunidade com João Nunes Santos a aparecer sozinho ao segundo poste e a cabecear muito perto da baliza. A equipa tanto procurou que acabou mesmo por chegar ao segundo. Francisco Menezes recebeu o esférico nas costas da defesa e rematou para mais uma boa parada do keeper. Na recarga, Virtuoso apareceu no sítio certo e emendou para o golo. 5-2! A formação visitante voltava a acreditar e chegou ao terceiro no minuto a seguir. Pedro Reis fez uma jogada maradoniana, a passar por vários jogadores e no fim finta o keeper para fazer o terceiro da formação da azul e branco. Até ao fim! A equipa do Celta de Bica queria evitar surpresas e respondeu com o sexto. Grande contra-ataque da formação bordeaux, com Mota a conduzir o esférico e a tocar para Francisco Martins, que mais uma vez, atira com muita calma para o terceiro da conta pessoal. Hattrick! Ainda assim, o Epataska não desistia e voltou a responder com o quarto. Vasco recebeu na linha, refletiu para o meio e disparou do meio da rua, um remate colocadíssimo sem hipóteses para o guardião. Golaço! Já com o aproximar do final da partida, os pupilos de Afonso Virtuoso carregavam para dar o pressing final e o Celta aproveitava para fugir em contra-ataque. Numa dessas transições, Diogo Pereira da Silva atirou com muito perigo para a baliza, mas o defesa foi gigante e fez um corte enorme na linha. Já no último suspiro da partida, o Epataska ainda fez o quinto, com Pedro Reis a receber em grande posição e atirar cruzado sem hipóteses. 6-5! No entanto, não havia tempo para mais e a formação não conseguiu fazer a remontada.

Final do jogo, com o Celta a conquistar uma vitória importantíssima na luta pela manutenção e a procurar motivação para as últimas duas “finais”.

 

 

por Martim Carvalho